O técnico Tite realizou nesta quinta-feira (13) a primeira convocação da seleção brasileira de futebol em 2021. O escrete canarinho terá dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo pela frente: Equador, no próximo dia 27, no estádio Casa Blanca, em Quito; e Paraguai, no dia 1º de fevereiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Na lista de 26 jogadores, o destaque é o desfalque do atacante Neymar, do Paris Saint-Germain (França), que se recupera de uma lesão no tornozelo. O lateral-direito Danilo, da Juventus (Itália), que recentemente voltou a treinar após um mês e meio tratando uma contusão na coxa, também ficou fora. Na comparação com a última convocação de 2021, outra ausência é a do lateral-esquerdo Renan Lodi, do Atlético de Madrid (Espanha).
“O Renan Lodi não pôde ser convocado pela não vacinação [contra a covid-19]. Ele perdeu a oportunidade de concorrer. O Renan não poderia entrar no Equador, pois tomou a primeira dose no dia 10. Respeitamos as leis do país”, explicou Tite, em entrevista coletiva.
Os substitutos do trio são os laterais Daniel Alves e Alex Telles – de Barcelona (Espanha) e Manchester United (Inglaterra), respectivamente – e o atacante Rodrygo, do Real Madrid (Espanha). Além deles, voltaram a ser chamados o goleiro Weverton (Palmeiras) e o meia Bruno Guimarães, do Lyon (França).
“Temos um radar de cerca de 46 atletas. O Bruno Guimarães é um deles. Checamos o momento do atleta. Iniciou muito bem no Lyon, teve uma queda, que é normal de adaptação. Em um segundo momento, ele já se comunica e entende melhor o clube e o país. O Telles da mesma forma. Existe a concorrência no setor”, argumentou, também em coletiva, o auxiliar Cesar Sampaio.
O Brasil já está classificado para o Mundial deste ano, no Catar, mas ainda tem cinco compromissos das Eliminatórias pela frente ocupando as datas-Fifa, que são os períodos voltados a jogos entre seleções. Por enquanto, não há duelos previstos contra equipes de outros continentes – em especial as europeias – na trajetória até a Copa. Apesar disso, Tite vê o Brasil entre os favoritos ao título.
“Eu cito que Brasil, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Argentina, Itália e Espanha estão entre os postulantes. Nenhum deles eu vejo se destacando. É justamente por não jogarmos contra europeus que não dá para dizer se é favorito ou não, pois não há referência. Eu gostaria que jogássemos, mas não dá pelo calendário”, finalizou o treinador.
Os convocados
Goleiros:
Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras)
Laterais:
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Emerson (Tottenham-ING)
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Alex Telles (Manchester United-ING)
Zagueiros:
Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
Marquinhos (PSG-FRA)
Thiago Silva (Chelsea-ING)
Meias:
Bruno Guimarães (Lyon-FRA)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
*Fabinho (Liverpool-ING)
Fred (Manchester United-ING)
Gerson (Olympique de Marselha-FRA)
Everton Ribeiro (Flamengo)
*Lucas Paquetá (Lyon-FRA)
Philippe Coutinho (Aston Villa-ING)
Atacantes:
Antony (Ajax-HOL)
Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP)
Raphinha (Leeds United-ING)
Gabriel Barbosa (Flamengo)
*Fabinho e Lucas Paquetá estão suspensos do jogo contra o Equador.
(*Com informações da Agência Brasil)