Versátil, saboroso e saudável, o abacate é uma ótima alternativa na hora de se aventurar na cozinha. Seja in natura ou como base para pastas, cremes e sopas, seja em receitas doces ou salgadas, a fruta agrada a todos os tipos de paladares e tem sido cada vez mais utilizada na gastronomia brasileira.
Para aproveitar o finalzinho da estação, o Boa traz mais informações sobre a fruta e uma receita deliciosa de mousse de abacate com chocolate, preparada pela professora de gastronomia Sabrina Galli.
Sobre a fruta
Nativo do continente americano, o abacate surgiu em países como México, Guatemala e Antilhas e estendeu-se até a floresta amazônica. Foi domesticado pelas populações nativas do continente americano e atualmente é encontrado em todas as regiões do país.
A consistência aveludada confere versatilidade à fruta no preparo dos mais variados tipos de comida. As versões salgadas, no entanto, vêm de influência de países como o México, que utiliza a fruta em inúmeras receitas.
Do ponto de vista nutricional, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada o que chamamos de gordura boa, saudável. Também carrega em sua composição fibras, ferro, magnésio, potássio e vitaminas A, C e E. De acordo com Sabrina Galli, é um alimento extremamente saudável, porém deve ser consumido com moderação.
Abacate manteiga x avocado
Ainda segundo Sabrina, no Brasil encontramos duas variedades da fruta: o abacate manteiga e o avocado. “O abacate manteiga é aquele maior, com a casca mais fina, e que costumamos ver nos quintais das casas, sítios e chácaras. Já o avocado, uma variedade do abacate manteiga, é uma fruta com mais gordura, polpa mais firme, menos água na composição e com uma casca um pouco mais grossa”, explica Sabrina.
Cada variedade se adapta melhor a um tipo de receita. O abacate manteiga, por ser mais macio e conter mais água, acaba sendo mais usado para o preparo de sobremesas. É muito utilizado em vitaminas, ou na clássica mistura com açúcar e mel. “É possível também utilizar o abacate manteiga na preparação de uma guacamole mais amassada, uma versão mais em pasta. Fica uma delícia”, afirma.
Já o avocado é a opção escolhida na hora do preparo de receitas salgadas. Graças à textura mais firme, ele é mais fácil de picar e fatiar, além de ser destaque na hora de aparecer nas apresentações de pratos.
Veganos e vegetarianos também têm se beneficiado muito do uso do abacate. “É uma ótima substituição para a maionese, por exemplo. Por ter uma textura muito aveludada, basta bater a fruta e adicionar um pouco de sal, pimenta, limão e mostarda. Uma opção em que não utilizamos nenhuma fonte animal e que é bastante saudável”, afirma Sabrina.
Com tanta versatilidade, basta usar a criatividade para testar o abacate como ingrediente de novas receitas. E por falar em receita, Sabrina Galli ensina o passo a passo para o preparo de uma mousse de chocolate à base de abacate deliciosa.
Confira abaixo:
Ingredientes:
500 gramas de abacate
250 gramas de chocolate meio amargo
50 gramas de açúcar demerara dissolvidos em 50 ml de água (opcional)
Modo de preparo:
Amasse o abacate com um garfo e derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Assim que o chocolate derreter, junte ao abacate e bata os dois ingredientes com um mixer ou então no liquidificador. Se preferir uma versão mais doce da mousse, adicione o açúcar demerara diluído em água.
Depois disso, basta colocar a mistura em um refratário grande ou em pequenos potinhos e levar à geladeira por, no mínimo, três horas. Sirva a seguir.