O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, em Campinas, confirmou a abertura de 12 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica. Segundo a assessoria do hospital, os leitos foram abertos na última semana, e todos já estão ocupados. A unidade informou ainda que está contratando profissionais e aguardando conclusão do convênio com a secretaria Estadual de Saúde e o DRS (Departamento Regional de Saúde).
A abertura dos leitos ocorre após uma promessa do Estado. Com sobrecarga de internação de crianças nos hospitais de Campinas e região, há duas semanas o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, e fez apelo para aumento de vagas infantis.
Na ocasião, a Prefeitura de Campinas informou que entre fevereiro e março deste ano, a Central de Regulação do município registrou o maior número da série histórica de solicitações de internação em enfermaria e UTI pediátrica na rede pública. Segundo a Administração, a média foi de 27 pacientes por dia. Já em situação de normalidade, fora da sazonalidade, a média seria entre 9 e 10 solicitações por dia.
LEIA TAMBÉM
Homem ataca e fura pescoço de policial com caneta e lapiseira em Campinas
Homem invade creche com machadinha e mata 4 crianças em Blumenau
Com conhecimento sobre a superlotação, o governo estadual prometeu a ampliação de mais 10 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Estadual de Sumaré e citou discussões com a Unicamp e com o Hospital da PUC, para aumentar o número de vagas.
Em entrevista à CBN Campinas na manhã desta quarta-feira, o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva afirmou que os 10 leitos do Hospital de Sumaré já estão em funcionamento, e o convênio com a PUC está em andamento.
“Já foram abertos 10 leitos no Hospital Estadual de Sumaré, de enfermaria e pediatria. Com a Unicamp acabamos de compactuar 12 leitos de UTI Pediátrica no HC e estamos em negociação com o Hospital Celso Pierro de 8 leitos de neonatologia, que acredito que nós próximos dias conseguimos resolver”, afirmou.
SOBRECARGA
Em meio a sobrecarga nos casos de internação infantil em Campinas, a Maternidade segue com 10 leitos de UTI Neonatal interditados. No dia 16 de fevereiro, 20 leitos da Maternidade foram interditados pela Vigilância em Saúde, por falta de profissionais. Já no dia 8 deste mês, 10 dos leitos foram liberados.
No dia da reunião entre prefeitura e estado, Campinas abriu 15 leitos Saúde abriu mais 15 leitos de enfermaria no Mário Gattinho, foram ocupados imediatamente. No dia anterior, a cidade estava com 26 crianças em leitos de retaguarda aguardando vagas na enfermaria e a taxa de ocupação dos leitos infantis nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais municipais estava em 100%.
A Saúde foi procurada pela reportagem para atualizar o número de ocupação nos leitos infantis, mas ainda não retornou.
LEIA MAIS