Campinas celebra o Dia Nacional da Consciência Negra com diversas atrações musicais e um concerto da Orquestra Sinfônica neste domingo (20). O evento “Palmares Celebra” será realizado na Estação Cultura, a partir das 13h. A entrada é gratuita, mas serão arrecadados alimentos não perecíveis, destinados às entidades assistenciais da cidade.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta, às 19h30, a “Sinfonia Palmares”, tendo a participação do rapper Dexter e da cantora Majur. A regência é de Carlos Prazeres, maestro titular da Sinfônica.
LEIA TAMBÉM
Veja o trajeto da Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola em Campinas
Lagoa do Taquaral, em Campinas, terá festival de hambúrguer no fim de semana; veja lanches
SAMBA NA ESTAÇÃO
Considerado uma das referências do samba brasileiro por muitos radialistas, Marcos César de Souza, conhecido como Marquinhos Sensação, neto de músico desde criança, recebeu influência da música sertaneja, MPB e do samba. Ele se apresenta a partir das 13h.
Com início da carreira cantando em bares, restaurantes e rodas de samba na zona norte de São Paulo, sua primeira apresentação ao grande público foi a convite de um ícone nacional do mundo do samba, Jorge Aragão, que influenciou diretamente na sua carreira.
Após este momento, participou das tradicionais rodas de samba da Barra Funda dentro do Camisa Verde e Branco juntamente com cinco amigos e assim nasceu o Grupo Sensação. Foram 13 discos gravados e 11 tours nacionais. Como compositor, o seu maior sucesso é “Se o Samba Começar” música presente em todas as rodas de samba até hoje.
REFERÊNCIA NO HIP HOP
Com 30 anos de carreira, Dexter ficou conhecido nos anos 90, quando foi um dos fundadores do grupo 509-E, sucesso nas rádios com as músicas “Saudades Mil” e “Oitavo Anjo”. Privado de sua liberdade por 13 anos, Dexter reconhece os deslizes do passado e os encara como aprendizado. Para ele, a música e o hip hop foram uma ferramenta de resgate e ressalta a importância da cultura e da ressocialização, seja por meio do rap, da educação ou de ações de incentivo.
ARTISTA BAIANA
Apontada como a nova geração da cena musical brasileira, a baiana Majur traz uma diversidade presente no seu trabalho, em uma crescente carreira. Seu contato com a música acontece desde os seus cinco anos de idade e hoje suas canções reforçam sua identidade plural, enquanto ela canta o amor com o suingue do afro-pop celebrando os encontros.
SERVIÇO
Evento “Palmares Celebra”
Quando: domingo (20), a partir das 13h
Onde: Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n
Quanto: entrada gratuita, com a doação de 1kg de alimento não perecível
LEIA MAIS