Aberta ao público de forma gratuita nesta semana, a exposição “Memórias do Império” reúne no Museu da Cidade, em Campinas, 110 peças dos séculos 18, 19 e 20 que detalham como foi o período da monarquia no Brasil. O local pode ser visitado de terça a sábado até o dia 23 de setembro (veja os horários abaixo).
A mostra conta com quadros, esculturas, móveis, objetos, relíquias e até armas do período histórico e foi idealizada por uma empresa farmacêutica em conjunto com a secretaria de Cultura e Turismo para celebrar o aniversário de 249 anos da cidade. Depois de Campinas, o acervo será levado a outros locais do Brasil.
As peças contam como foi o império e foram adquiridas pelos idealizadores entre 2019 e 2023 através de leilões e compras feitas em coleções particulares e antiquários. “O campineiro vai poder mergulhar na vida cotidiana do regime imperial dos séculos 18, 19 e 20”, disse o prefeito, Dário Saadi (Republicanos).
“É uma honra receber a exposição que começa em nossa cidade. Estamos muito lisonjeados em poder mostrar esse tesouro do Brasil Império ao público e também aos estudantes de escolas públicas, da rede particular e demais grupos interessados”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
Mais sobre o acervo histórico
A coleção foi organizada para as comemorações do Bicentenário da Independência e também detalha a construção da imagem dos monarcas no Brasil e no exterior. O conjunto de obras tem telas a óleo, esculturas, gravuras, objetos decorativos, assim como mobília e armaria dos séculos 18, 19 e 20.
A curadoria é de Paulo César Garcez Marins, chefe técnico de acervo e curadoria do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. “A mostra também exibe um conjunto notável de objetos encomendados ou recebidos pelos monarcas para seu próprio uso, que foram utilizados em palácios nas cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis”, explica ele.
Como e quando visitar a exposição
A exposição funciona na Casa de Vidro do Museu da Cidade, que fica dentro do Lago do Café, em Campinas, e fica aberta ao público até 23 de setembro de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Já para os estudantes de escolas municipais, estaduais, privadas e também outros grupos interessados, o acesso aos itens da mostra será feito por meio do agendamento prévio pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br.
Serviço
Exposição “Memórias do Império”
Patrocínio: farmacêutica EMS
Entrada gratuita
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade, acesso ao segundo andar por meio da entrada superior externa ao edifício
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, 2.145, Parque Taquaral, Campinas
Período de visitação: 1°/08 a 23/09/2023
Horários: de terça a sexta feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 10h às 14h
Agendamento: escolas públicas, privadas e grupos interessados devem agendar visita pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br