Cem anos depois, a cápsula do tempo com vários itens de 1922 e que foi concretada a mão no saguão da Escola Estadual Sud Mennucci, em Piracicaba, terá seus mistérios expostos. A partir desta terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, começa a exposição gratuita dos itens no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
A mostra é uma parceria com a Escola Estadual Sud Mennucci e com a Câmara Municipal de Piracicaba. A retirada dos materiais foi feita por uma equipe de especialistas e acompanhada por dezenas de pessoas no dia 7 de setembro, no feriado da Independência.
Desde então, passou por uma triagem e, agora, o público poderá conferir parte do material que estava acondicionado na caixa de cobre selada.
A cápsula foi uma iniciativa de Honorato Faustino, diretor da escola no ano de 1922. Nela, encontraram-se jornais, fotografias, objetos escolares, desenhos, materiais educativos, selos, cédulas, moedas, trabalhos escolares, cartas endereçadas a 2022, publicações, entre outros objetos – veja horários de visitação abaixo.
LEIA TAMBÉM
Perda de gordura em repouso: Unicamp detalha queima de caloria após exercícios
Lilia Cabral estreia peça em Campinas e diz: “já passei carnavais aqui”
A EXPOSIÇÃO
A exposição no Museu Prudente de Moraes revelará parte do material original e o restante estará disponível digitalmente, por meio do sistema ATOM, ricamente alimentado pelo corpo de funcionários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba.
Ao todo, foram encontrados em perfeito estado de conservação cerca de 600 itens individuais, que, reunidos, colaboram para enriquecer a história de Piracicaba e do Brasil.
COMO SERÁ
A entrada para o público no dia 15/11, a partir das 10h, será controlada, sendo permitida a visitação de no máximo 30 pessoas por vez, mediante senha. A mostra permanece no Museu até dia 28 de janeiro de 2023.
“Estamos muito felizes em compartilhar isto com todos, é uma honra fazer parte desta celebração, e espero que vocês apreciem esta exposição. Uma experiência comovente e significativa, que enriquecerá sua compreensão da história, como um lembrete de quanto realizamos em 100 anos e até onde pretendemos ir no futuro. Gostaria de agradecer a todos aqueles que tornaram este momento possível, em parceria da Escola Estadual Sud Mennucci, Câmara Municipal de Piracicaba, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e a Prefeitura Municipal de Piracicaba”, destacou a diretora do Museu, Érica Stocco Frasson.
SERVIÇO
- Abertura da Exposição Cápsula do Tempo: Mistérios Revelados. Abertura dia 15/11, terça-feira, às 9h (solenidade reservada) e às 10h (ao público).
- No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Entrada gratuita.
- Horário de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados, das 10h às 14h. Informações: (19) 3422-3069.
- Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados.
LEIA MAIS
Correios vão leiloar 175 mil bens não entregues aos destinatários