- Publicidade -
Lazer e culturaCarnaval de Campinas tem 10 blocos neste sábado; confira programação completa

Carnaval de Campinas tem 10 blocos neste sábado; confira programação completa

Destaques do Carnaval de Campinas hoje são os tradicionais Tomá na Banda e Caixeirosas; também vai ter festa no DIC e no Satélite Íris

- Publicidade -

O Carnaval em Campinas terá o desfile de dez blocos pelas ruas da cidade neste sábado (10). A folia começa às 12h e segue à noite, em vários bairros e distritos: DIC IV, Satélite Íris, Centro, Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo.

Leia também: Número de blocos de rua em Campinas continua crescendo a cada ano

Carnaval de Campinas neste sábado (10):

  • Bloco Carna DIC
    Av. Suaçuna, DIC IV
    12h às 18h
  • Bloco do Paredão
    Praça Beira-Rio, Sousas
    12h às 20h
  • Tomá na Banda
    Largo do Rosário, Centro
    13h às 18h
  • Revolução Permanente – Bloco Vermelho
    Largo do Pará, Centro
    13h às 18h
  • Bloco dos Artistas
    Estação Cultura, Centro
    14h às 18h
  • Bloco da Galinhada
    Rua Theodosio Rodrigues Otero, Joaquim Egidio
    14h às 21h
  • Bloco das Caixeirosas
    Praça Durval Pattaro, Barão Geraldo
    15h às 20h
  • Grupo Quebra Coco
    Av. Sta. Isabel. Perto da Moradia da Unicamp, Barão Geraldo
    16h às 21h
  • Jeguegerso
    Rua Professora Zélia Seixas de Siqueira, Barão Geraldo
    21 às 3h
  • Bloco Satélite Íris
    Rua José Cosonatto, 340 -540
    18h às 2h

- Publicidade -

Bloco Tomá na Banda

O tradicional bloco sai às ruas com o tema “Tomá na Banda e o Setor, onde a história começou“. A frase é uma homenagem ao Setor, complexo de bares importante para a vida cultural de Campinas nas décadas de 1980 e 1990, onde o bloco foi idealizado.

De acordo com a presidente do bloco, Maria Ester Januário, o objetivo é recordar um movimento culturalmente frutífero, responsável por reunir nomes importantes da música campineira e nacional, além dos profissionais e frequentadores assíduos da boemia campineira.

Revolução Permanente Bloco Vermelho

Bloco iniciado em 2019 na calçada do Viga’s Bar, na frente para o Largo do Pará. No ano seguinte, em 2020, o grupo organizou uma bateria e fez o cortejo na Francisco Glicério, com a participação de companheiros da Bateria Zumbi dos Palmares de São Paulo e acampados do MST Marielle Vive, de Valinhos. O bloco se reúne no centro da cidade e leva instrumentos para as manifestações políticas e sindicais.

Bloco da Galinhada

Nasceu em 2010 entre amigos, os mesmos que levam o bloco para rua desde então. Os mascotes são o Galo, a Galinha e o Pintinho, figuras que remetem à família, para o qual o bloco foi criado, para diversão de todas as gerações e diversidades. O bloco faz referência aos antigos carnavais de salão e de rua, tocando somente marchinhas e frevos. O bloco também tem como identidade as máscaras, que são confeccionadas e vendidas para os foliões.

Bloco das Caixeirosas

As Caixeirosas é um bloco tradicional de rua de Barão Geraldo, fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Caixeiras de Campinas, com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade.

O diferencial do bloco é a criação dos bonecões com suas músicas, que nascem a cada ano para interagir com as crianças. Neste ano de 2024, a nova boneca gigante é a “Odara”, palavra que tem origem na Cultura Hindu e quer dizer paz e tranquilidade.

Bloco Quebra Coco

O Coletivo de Axé Quebra Coco marca presença mais uma vez no carnaval de rua de Campinas, levando a força ancestral e a magia dos encantados com o tema Jurema Sagrada.

O coco é uma das mais tradicionais dança de roda do nordeste, de influências das culturas africanas e indígenas, marcada pelas pisadas fortes no chão, pelos tambores e maracás, e por suas roupas floridas. O ritmo que já foi proibido no passado, hoje é símbolo de resistência nos terreiros e nos festejos de rua.

JegueGerso

O Bloco JegueGerso foi criado em 2014 por um grupo de amigos que queria brincar e dançar de maneira espontânea, levando a expressão popular às ruas de Barão Geraldo. O JegueGerso é inclusivo e aberto a quem mais quiser chegar no direito à diversão e se unir a grandes músicos pela não violência e o direito à alegria.

Carna DIC

O carnaval começará com DJ, sambas-enredo, marchinhas até a entrada da bateria do Shangai. Para a parte final, a cantora Vanessa Passos se apresenta com muito axé marchinhas.

Bloco dos Artistas

Propõe o carnaval com foco nas crianças e adolescentes, com a presença de algumas máscaras, bonecos históricos e adereços, com sambas, marchinhas, cirandas, axé e a participação do público e de artistas convidados. O público é bem-vindo, com seus instrumentos para estar com os músicos, batuqueiros, cirandeiros, cantores e percussionistas Conta também com a presença garantida da coreógrafa e atriz Cyda Santos e sua trupe de danças árabes.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -