Serra Negra recebe a apresentação do clássico “Rio, Zona Norte”, de Nelson Pereira dos Santos, neste sábado (13). A exibição promovida pelo Kanemo Cineclube acontece na Casa da Cultura e Cidadania, às 19h.
A Casa da Cultura e Cidadania fica na Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, centro. O filme faz parte da programação especial preparada para mês da Consciência Negra. A entrada é gratuita.
SOBRE O FILME
Integrante da lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, “Rio, Zona Norte” é o segundo longa-metragem de Nelson Pereira dos Santos, um dos pais do movimento conhecido como “Cinema Novo”, que renovou a produção nacional e a tornou internacionalmente conhecida.
O filme, lançado em 1957, tem como intérprete principal Grande Otelo, com músicas de Zé Ketti e de Alexandre e Radamés Gnatalli. O longa narra a trajetória e as agruras da vida de um sambista carioca, Espírito da Luz, que cai de um trem lotado da Central do Brasil e fratura o crânio. Enquanto agoniza, ele se lembra dos últimos meses de sua vida.
SOBRE O DIRETOR
Nelson Pereira dos Santos fez carreira brilhante no cinema brasileiro e mundial. Ele dirigiu alguns dos mais apreciados filmes nacionais como “Vidas secas”, “Boca de ouro”, “Azyllo muito louco”, “Como era gostoso o meu francês”, “O amuleto de Ogum”, “Tenda dos milagres”, “Na estrada da vida”, “Memórias do cárcere”, “Jubiabá” e “A terceira margem do rio”, entre outros.