Jaguariúna promove neste sábado (20) uma programação especial no Teatro Municipal Dona Zenaide, no centro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Entre as atrações estão a apresentação do grupo musical Maracatu e a exibição do filme “Marighella”. Além disso, após a sessão está prevista uma roda de conversa sobre o tema. O evento tem início às 17h com entrada gratuita.
De acordo com a organização, o público deve retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro para evitar aglomeração. O endereço é rua Alfredo Bueno, 1151.
O filme “Marighella” conta a história de Carlos Marighella (1911-1969), ex-deputado, escritor, um dos principais organizadores da luta armada contra a ditatura militar brasileira (1964-1985) e cofundador da Ação Libertadora Nacional. Dirigido pelo ator Wagner Moura, o enredo traz a trajetória do guerrilheiro.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente em 2011 através da lei 12.519 e é feriado em pelo menos mil cidades em todo país. Cabe a Câmara de vereadores de cada município propor a suspensão das atividades. O estado de Alagoas foi o primeiro a decretar feriado, em 1955, antes mesmo da data se tornar oficial.
O dia coincidi com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos principais líderes negros do Brasil e que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
Serviço
Dia da Consciência Negra
Local: Teatro Municipal Dona Zenaide
Endereço: Rua Alfredo Bueno, 1151, centro, Jaguariúna-SP
Dias: Sábado, dia 20 de novembro
Horário: 17h
Entrada: Gratuita
Se liga!: Ingressos devem retirados com uma hora de antecedência