Você já parou para pensar na sua missão de vida? Falando assim parece algo muito abstrato, desconectado da realidade, não é? Com certeza pensar na nossa missão, nas metas que norteiam o nosso cotidiano é uma tarefa árdua, trabalhosa e profunda. Atuando como coach, a minha missão de vida é auxiliar as pessoas a extraírem o que há de melhor em si mesmas. É ajudá-las a traçar um caminho de autoconhecimento e evolução constantes.
O processo de coaching não é mágica, não é autoajuda e nem religião. É um método que utiliza técnicas e ferramentas, que são aplicadas ao longo de várias sessões. Quem se submete a ele tem que responder perguntas poderosas que trazem reflexões profundas. O objetivo é fazer com que as pessoas saiam do estado atual e evoluam para um estágio onde seus desejos e metas sejam alcançados, por meio de uma projeção de futuro.
Entre os vários conceitos trabalhados no processo de coaching, a definição da missão de vida é um dos mais importantes. A proposta é fazer com que a pessoa analise vários aspectos: atuação profissional, vida pessoal, família, aspectos financeiros, vida amorosa, espiritualidade, entre outros. O importante é que nossa atuação seja norteada pelo amor e que estejamos sempre com brilho no olhar. A proposta é que você faça sempre um pouco mais para se conectar verdadeiramente com as outras pessoas.
Eu te convido a fazer esse exercício. Analise quem você é hoje, nestes diversos segmentos e então faça uma projeção da pessoa que você quer se tornar. Procure escrever essa análise manualmente. Nosso cérebro fixa melhor as palavras que são escritas à mão. Tudo o que você escrever ali será seu guia de vida. Sempre que você sentir que se afastou da sua missão, que está um pouco perdido em relação aos seus conceitos, volte e releia. Com certeza nossa paz e nosso equilíbrio estão vinculados à nossa missão. Estas definições estão carregadas de felicidade.
Eu desejo que você consiga se conectar com os outros seres humanos da melhor forma possível. Por mais que nós tenhamos domínio de linguagens e técnicas é importante que sejamos sempre capazes de deixar um pouco de nós nas outras pessoas. Colocando em prática essa atitude teremos a sensação de dever cumprido e de que a nossa missão está sendo alcançada.
*Gislaine Novembre é coach, administradora de empresas e especialista em Gestão de Pessoas