A ex-aluna do Instituto de Artes da Unicamp, Rafaela Bermond, está com uma exposição de suas obras em Luxemburgo – pequeno país europeu, rodeado por Bélgica, França e Alemanha. A mostra está acontecendo no Castelo Medieval De Larochette e estará aberta até o dia 16 de julho.
O tema da exposição é “Unseen Photography: X-Ray photography”, a partir de pesquisa realizada durante sua graduação na Unicamp. Rafaela pesquisou sobre processos de escaneamento de pinturas a partir de raios-x, e os resultados são visualizações fotográficas de camadas sobrepostas, que acabam por se constituir uma nova obra. A técnica combina elementos da pintura, gravura e fotografia.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá festa julina na Estação Cultura com comida típica e shows
A artista de 25 anos se formou em 2022, no final da pandemia, quando se mudou para o país da Europa. A exposição conta ainda com 25 artistas reunidos sob a temática de artistas mulheres imigrantes na Europa.
“A exposição é fruto do desenvolvimento da minha carreira, e fui convidada a participar dessa exposição coletiva com outros 25 artistas nesse castelo medieval. Para eles, é apenas um castelo, é claro, mas para nós, brasileiros, é um castelo! Portanto, do ponto de vista brasileiro, é algo um tanto impactante”, afirmou Rafaela.
A jovem artista explicou como desenvolve a técnica. “Faço uma pintura em cima de uma superfície de madeira e essa superfície de madeira, faço a gravura. Tiro pedaços dessa madeira, em cima disso faço uma pintura com tinta acrílica e depois tiro uma foto, só que em ‘raio x’”, explicou.
OUTRAS FACES
Com a vontade de ensinar arte, Rafaela, que herdou o talento da mãe que também é artista plástica, possui um ateliê no Centro Cruz Vermelha de Luxemburgo, que oferece cursos gratuitos de artes com o intuito de utilizá-la como um envolvimento social. A artista explicou que qualquer jovem de 12 a 26 anos pode participar de suas aulas.
Além disso, a artista trabalha no Centro Cultural Rotondes. “Ele é como se fosse um Sesc sem a parte dos esportes, mas sim voltado para a parte artística. Eu trabalho por enquanto nesse centro no time que desenvolve as exposições e vou dando aula, é uma paixão minha”, explicou.
ARTE EXPRESSA LIBERDADE
Se inspirando na frase da autora Bell Hooks “Ensinar é uma forma de liberdade”, a artista explica que pretende mostrar para as pessoas que todos possuem criatividade dentro de si, e que ela é aplicada em diferentes áreas.
“Não é só arte que tem o desenvolvimento da criatividade, pessoas da engenharia, pessoas de diferentes áreas tem que usar essa criatividade. É nesse sentido que eu entrego na liberdade, assim, de criar qualquer coisa, de ensinar com qualquer material e não me limitar. Eu acabo tendo uma diversidade muito grande de diferentes materiais e obras mais por conta dessa inquietude. Claro que existem coisas em que nos damos melhor, em que brilhamos mais, mas também todas aquelas outras coisas que fazemos, elas ajudam para que você tenha um pensamento fora da caixinha”, disse.
LEIA MAIS
Shein libera cupons de R$ 200 para usuários; veja como conseguir