- Publicidade -
Lazer e culturaFesta da Desatadora dos Nós será neste fim de semana; confira programação

Festa da Desatadora dos Nós será neste fim de semana; confira programação

Tráfego de veículos será bloqueado no local e nos arredores a partir desta quinta-feira (30); bloqueio segue até segunda (4)

- Publicidade -


Neste final de semana Campinas terá a 24ª edição da Festa de Nossa Senhora Desatadora. Com início no sábado (2), a festa será das 17h às 23h, e, no domingo (3), das 6h às 23h. O evento é realizado no santuário da Associação Maria Porta do Céu no Jardim Santa Genebra e recebe romeiros do Brasil e exterior – mas a expectativa de público não foi informada. A Emdec (empresa responsável pelo trânsito na cidade) preparou uma operação para o tráfego no local – confira abaixo.

A festa terá bingo e barracas de comidas com renda revertida para a finalização das obras do Centro de Terapia da Dor de Cuidados Paliativos Lo Tedhal, da terapeuta Suzel A. Frem Bourgerie.

- Publicidade -

Programação

Sábado: 2/12 – das 16h às 21h

9h Missa na Igreja Maria Porta do Céu

17h: Missa na Igreja Maria Desatadora dos Nós

18h30: Música ao Vivo com João Ricardo Ferramenta e banda


Domingo: 3/12 – das 7h30 às 21h

- Publicidade -

9h: missa campal com padre Eduardo Dougherty

13h às 15h: música ao vivo com Fabricio Lima e Bruno

15h: oração de cura interior com a terapeuta  Suzel A. Frem Bourgerie, do Lo Tedhal (Centro de Terapia da Dor de Cuidados Paliativos)

17h: missa na igreja Maria Desatadora dos Nós 

Quem é Nossa Senhora dos Nós?

É uma devoção dos católicos a Nossa Senhora. Surgiu por volta de 1.700, quando o pároco da capela de St. Peter, na cidade de Augsburg, na Alemanha, encomendou um quadro de Nossa Senhora da Conceição ao pintor Johann Schmittdner. Antes de pintá-lo, o artista buscou inspiração nas palavras de Santo Irineu, bispo de Lyon, que tinha vivido no século 3: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano, mas Maria, por sua obediência, o desatou”.

Por isso, Schmittdner pintou um anjo dando uma fita cheia de nós para que Nossa Senhora o desatasse. Esses nós simbolizam o pecado original, que, segundo a Igreja, é a desobediência do homem a Deus, que o afasta d’Ele, impedindo que a graça d’Ele abunde nas vidas humanas. Maria recebe esses pecados, os desata e encaminha os fiéis a Deus para que Ele salve a humanidade de si mesma. 

A pintura tem 1,1 metro de largura por 1,82 metros de altura e segue até os dias de hoje na capela, que é cuidada por jesuítas.

Na América do Sul, a devoção foi espalhada pelo arcebispo de Buenos Aires (Aregentina) Jorge Mario Bergoglio, que se tornaria, anos mais tarde, o Papa Francisco.

Em Campinas, há vários devotos da santa. Um deles é a escritora Ana Lúcia Vasconcelos, tradutora do livro “Eu Vejo a Virgem – Vicka Narra as Aparições de Medjugorje”. Ana escreveu um livro sobre as aparições de Nossa Senhora. Mas, a tarefa não foi fácil e contou – segundo a escritora – com um auxílio da própria Nossa Senhora.


“Eu empaquei e não conseguia escrever nada. Foi difícil pra caramba. Eu estava escrevendo e não conseguia ir pra frente. Aí, um dia, me ligou um amigo, que eu nem sabia que era católico, e me falou pra ir à Desatadora. Depois de um tempo, outras duas amigas falaram a mesma coisa. Eu fui e deu certo”, lembrou.

“Eu fui resgatada por Jesus e Maria quando voltei para Igreja, e eu tenho uma relação com eles de intimidade e, ao mesmo tempo, de tranquilidade, porque eles aceitam a gente do jeito que a gente é”, completou.

Operação no trânsito

O tráfego será bloqueado no local e nos arredores até às 7h de segunda-feira (4), quando as estruturas serão desmontadas. O bloqueio começa nesta quinta (30) a partir 20h para montá-las.


Serão quatro pontos de bloqueios, com acesso local permitido:

– Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Aimorés e a Domingos Cazotti

– Rua Alexandre de Gusmão, após o cruzamento com a Joaquim Norberto

– Rua Joaquim Norberto, desde o cruzamento com a Domingos Cazotti

– Rua dos Maracatins, a partir do cruzamento com a rua dos Aicuxunas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Grávida de quíntuplos anuncia perda de bebês

Dengue é mais perigosa em crianças? Veja sintomas e formas de prevenção

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -