A Fundação Educar, que atua com a transformação social educacional, lança hoje (30) o livro “Que Nem Pipoca Histórias que transformam histórias”, da jornalista da EPTV Campinas Edlaine Garcia. O lançamento oficial acontece às 18h30 desta terça-feira, em uma transmissão ao vivo no canal do portal acidade on no YouTube (clique aqui para conhecer).
O livro destaca histórias de algumas das milhares de pessoas que passaram pela Fundação Educar, que promove a educação plural e protagonista como estratégia de transformação socioeconômica no Brasil.
No lançamento de hoje, seis integrantes que relataram suas histórias no livro irão conversar com a autora durante a live. (saiba mais abaixo)
O lançamento acontece em comemoração à conquista dos 32 anos da Fundação Educar, também comemorado hoje, celebrando a participação na formação de cerca de cinco mil jovens pela Academia Educar e 40 milhões de livros distribuídos gratuitamente para todo Brasil. A organização conta com o investimento social da Companhia DPaschoal.
SOBRE O LIVRO
A obra traz as memórias de vidas de 25 entrevistados que seguiram por diferentes caminhos em diferentes períodos de atuação da fundação.
Eles relatam as incertezas, as indefinições e os medos que rondaram e tomaram conta da adolescência, e como eles ganharam força para seguir em frente e serem protagonistas de suas vidas com o apoio da Fundação Educar.
Eles participaram do projeto hoje conhecido como “Academia Educar”, que promove a formação de jovens em escolas públicas e cria oportunidades para que adolescentes de 13 a 16 anos descubram o seu potencial, se reconheçam protagonistas e sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e comunidades.
TÍTULO DA OBRA
Segundo a autora, o título do livro foi inspirado em uma frase de Rubens Alves, um educador que defendeu a educação livre das convenções, do autoritarismo e das ideias padronizadas:
“O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: Pum! e ela aparece como uma outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante”.
LANÇAMENTO AO VIVO
Em celebração a cada um que fez parte dessa história, a organização realiza hoje o lançamento oficial do livro com transmissão ao vivo pelo portal acidade on.
Entre os convidados, estarão seis integrantes que passaram pela Fundação em épocas diferentes, para conversar com Edlaine Garcia e o Luis Norberto Pascoal, presidente da Fundação Educar e do Grupo DPaschoal.
Entre os entrevistados, estão:
– Aline Sirotto – Turma de 1990 da Academia Educar
– Felipe Amaro – Turma de 2001 da Academia Educar
– Gisele Reis – Turma de 1996 da Academia Educar
– Lucas Vellozo – Turma de 2008 da Academia Educar
– Majori Nascimento – Turma de 2015 da Academia Educar
– Rafaela Obrownick – Turma de 2016 da Academia Educar
TRECHO DO LIVRO
Entre uma das 25 histórias presentes na publicação, está a de Suelen de Paula Souza, da turma de 2012, que participou do projeto de protagonismo juvenil da Academia Educar.
Em um dos trechos do livro, ela conta a transformação que a Fundação proporcionou para a sua vida:
“Hoje eu reconheço a minha história: mulher, preta, de periferia, que tá numa universidade pública, entrou como a melhor nota do Enem da escola. Eu tive oportunidade, coisa que muitas pessoas não têm, e eu devo aproveitar as oportunidades que eu tenho.”
A ORGANIZAÇÃO
A Fundação Educar é um investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania, protagonista e plural como estratégia de transformação social e econômica.
Seus projetos se organizam nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” e visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, e desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.
SERVIÇO
Encontro online: Protagonismo – Histórias que transformam histórias
Diaata: 30 de novembro
Horário: 18h30
Local: Canal do Youtube do Portal acidade on (https://www.youtube.com/channel/UCg0gEzaxOY72C8-v0S6xukw)
Mediação: Edlaine Garcia (jornalista e autora do livro)