Se você não perde a oportunidade de apreciar um bom vinho, já pode colocar a Rota de Vinhos de São Roque – distante 100 quilômetros de Campinas – em seu roteiro de viagem. Formado pela Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima, o passeio turístico permite que o público vivencie toda a tradição da cidade através de adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis e pousadas, em meio à paisagem da Mata Atlântica.
Acostumada a receber mais de 600 mil turistas por ano, a estância de São Roque conta com 15 vinícolas especializadas na produção de vinhos finos. O destino é ideal para quem quer aproveitar o enoturismo, segmento de atividade turística que promove a apreciação dos sabores e aromas de vinhos, além de um mergulho nas tradições e cultura onde as bebidas são fabricadas.
“Os turistas também podem participar das vindimas (colheita da uva), além de vivenciar a cultura e os costumes locais que, no caso de São Roque, tiveram início por portugueses e italianos”, afirma Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
LEIA MAIS
Quem é Ruth Handler, a mulher que criou a boneca Barbie
Pabllo Vittar, Gustavo Lima e festival do torresmo; veja o que fazer em Campinas no final de semana
ALÉM DO VINHO
Os visitantes da estância também podem conhecer atrativos como o Morro do Cruzeiro e a Casa Grande e a Capela de Santo Antônio, duas construções de 1681, que já pertenceram ao escritor Mário de Andrade e foram tombadas pelo IPHAN em 1947.
Além disso, em São Roque ainda estão localizados a Mata da Câmara, maior reserva ecológica da região, e o Ski Mountain Park, parque de esqui artificial que tem um lugar entre os mais importantes centros de entretenimento de montanha artificial da América Latina.