- Publicidade -
Lazer e culturaHortolândia faz evento gratuito para pintura do 2º maior muro de grafite do Brasil

Hortolândia faz evento gratuito para pintura do 2º maior muro de grafite do Brasil

Mais de 100 artistas de todo o Brasil vão transformar o muro de 1.500 m² da cidade em galeria de arte

- Publicidade -

 

Muro de grafite será pintado neste fim de semana em Hortolândia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia)
Muro de grafite será pintado neste fim de semana em Hortolândia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia)

 

Hortolândia vai transformar neste final de semana um muro de 1.500 m² da cidade em galeria de arte, com obras em grafite. De acordo com a secretaria de Cultura, após ser pintado, esse será o segundo maior muro de grafite do país. O maior muro grafitado fica na cidade do Rio de Janeiro com extensão de 8,5 mil metros quadrados.

A inauguração da arte fará parte do 6º Jacuba Festival de Graffiti, que acontece neste sábado (18) e domingo (19), na ETA (Estação de Tratamento de Água), do Jardim Boa Esperança. O público poderá ir ao local para acompanhar os artistas pintando o muro, das 9h às 17h. Além disso, o evento terá DJ, pipoca grátis e feirinha com produtos e trabalhos dos artistas. A entrada é gratuita.

Os artistas terão como inspiração o tema “água”. O objetivo é utilizar a linguagem do grafite para conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico para a preservação da vida e do meio ambiente.

 

Pintura será feita no muro da ETA (Foto: Divulgação)
Pintura será feita no muro da ETA (Foto: Divulgação)

PARTICIPANTES

- Publicidade -

O evento terá a participação de 120 artistas de 16 estados do Brasil, da RMC (Região Metropolitana de Campinas), capital paulista e região da Grande São Paulo. Segundo os organizadores, nomes conhecidos do grafite como  BongaMac, Vespa, Truff, Anjo, Carão (PR), Phanton (GO), Lu Bicalho (ES) vão participar do desafio de colocar o interior paulista na rota dos maiores muros grafitados do país.

O festival será realizado no formato de mutirão e trará para Hortolândia vários estilos de pintura, traços e cores: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (29 são do interior e da RMC, 42 da capital e Grande São Paulo).

IDEALIZAÇÃO

O evento é uma realização da secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com idealização e produção da Equipe Jacuba Graffiti, coordenada pelos artistas Kranium e Cabelin.

“O projeto coloca a população em contato com a arte dos grandes centros urbanos. Além de dar visibilidade para os artistas e combater o preconceito sobre o grafite, uma arte cada vez mais em evidência. É uma oportunidade também de deixar a cidade mais bonita”, afirmou o secretário de Cultura, Régis Bueno.

O artista Kranium, um dos coordenadores do projeto, destaca que os artistas deverão pintar uma obra de arte inspirada no tema “Água”. Para esta edição, o evento recebeu 284 inscrições.

No festival, o público terá oportunidade de conhecer diferentes estilos de grafite, como:

  • realismo (quando os artistas retratam de forma real pessoas, elementos da natureza, figuras e objetos)
  • personagens (cartoon, caricatura, entre outros desenhos que retratam o cotidiano social com humor)
  • abstrato (representação de cores e traços de forma não-real)
  • figurativo (retrata a realidade das figuras, objetos e seres, mas não de forma real)
  • letras (também chamado “wild style”, quando as letras se entrelaçam umas nas outras)
  • 3D (que passam a sensação de que os caracteres estão “saindo” da parede).

“Será um dos maiores eventos de grafite dos últimos tempos na região, marcado pela diversidade cultural, de raça e gênero, com a participação de artistas de vários estados do Brasil. Isso só será possível pela importante parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia e da Sabesp que valorizam a arte do grafite, uma importante ferramenta para promover o acesso à arte e à transformação social”, salientou. 

OFICINA

O festival também realizará uma oficina gratuita de grafite para crianças e adolescentes atendidas pela entidade assistencial Núcleo Vinde a Mim. A atividade será ministrada pelo artista Kranium, nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/03). A oficina também abordará o tema “Água”. Na sexta-feira, a oficina levará as crianças e os adolescentes para visitar a ETA Jardim Boa Esperança.

SERVIÇO

6º Jacuba Festival de Graffiti

Quando: sábado e domingo (18 e 19/03)
Horário: das 9h às 17h
Onde: ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Boa Esperança (Rua Sergipe, s/n, Jardim Boa Esperança)

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -