- Publicidade -
Lazer e culturaLavagem da Escadaria da Catedral, em Campinas, será neste sábado com show de Leci Brandão

Lavagem da Escadaria da Catedral, em Campinas, será neste sábado com show de Leci Brandão

Tradicional cerimônia acontece no Sábado de Aleluia; veja programação

- Publicidade -

 

A tradicional cerimônia de Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas volta a acontecer presencialmente neste Sábado de Aleluia, 8 de abril, após dois anos de suspensão por conta da pandemia de covid-19. Nos anos de 2021 e 2022 a cerimônia foi realizada de forma virtual.

A edição deste ano traz, além do cortejo, uma programação cultural paralela com duas exposições, inauguração de uma sala de leitura e apresentações de teatro, capoeira, samba de bumbo e show com a cantora Leci Brandão. As atividades começam às 9h e se encerram às 17h. Todas são gratuitas (veja programação abaixo).

A Lavagem é um processo cultural  de matriz africana  na cidade  que acontece desde 1985, em todo Sábado de Aleluia. Em 2022, a Lavagem das Escadarias se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas e neste ano completa 38 anos conservando a tradição de ritos afro-brasileiros.

COMO VAI SER 

O cortejo da  Lavagem das Escadarias sai do prédio histórico Estação Cultura, cujo povo negro participou na construção e segue para a Catedral Metropolitana de Campinas, também construída pelas mãos do povo negro escravizado e marginalizado. Começa às 9h45 com a concentração das comunidades religiosas, grupos culturais e sociedade civil. O traje é rigorosamente branco.

A cerimônia tem como objetivo homenagear os Povos Bantus. A maior parte dos negros escravizados que foram trazidos para o Brasil eram de etnias Bantu (Congo, Benguela, Ovambo, Cabinda, Angola, Macua, Angico, entre outros).

- Publicidade -

IMATERIAL

O registro da tradicional cerimônia como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas ocorreu no dia 24 de novembro de 2022, após assinatura do prefeito Dário Saadi. Ele foi o ‘Prefeito de Honra’ que conduziu a reunião de apreciação do pedido de registro da cerimônia pelo Condepacc  (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas).

Os conselheiros aprovaram por unanimidade o pedido de registro que considerou para este reconhecimento: a história, a ancestralidade e o fato desta celebração, que ocorre há 37 anos em Campinas, conservar a tradição de ritos afro-brasileiros.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

  • 9h – Inauguração da Sala de Leitura Clélia Santana
    Sala 7 da Estação Cultura
     
  • 9h30 – Abertura da Exposição: Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana Como Patrimônio Cultural de Campinas
    Exposição de Fotos de Fabiana Ribeiro
    Local: Saguão da Estação Cultura
    De 8 a 30 de abril
    Horário: aberto ao público das 8h às 19h de segunda à sábado, domingo aberto caso haja eventos na Estação
    Endereço: Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos/ Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro
    Entrada gratuita
     
  • 9h45min Concentração: comunidades religiosas, grupos culturais, sociedade civil
    Local: Estação Cultura
    Traje: rigorosamente branco
    Descida do Cortejo pela Rua 13 de Maio
    Cerimônia Religiosa da Lavagem da Escadaria
     
  • 13h: Leci Brandão Canta em Homenagem à Resistência Pós-Pandemia: Retorno às Bênçãos na Lavagem da Escadaria
     
  • 14h30– Apresentação dos Grupos Culturais 
     
  • 17h –  Encerramento com Mãe Corajacy e Mãe Dango – Carregam a força da Mulher Ancestral

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

A cerimônia de Lavagem das Escadarias também está registrada em duas exposições fotográficas que podem ser vistas pelo público, uma instalada dentro da Estação Cultura e, a outra na Rua 13 de Maio, ao longo do percurso do cortejo da manifestação.

A exposição da Estação Cultura é composta por 60 painéis com fotos de Fabiana Ribeiro da celebração e textos informativos sobre o patrimônio e  sua  importância, além de depoimentos de diversas pessoas que participam da celebração e contribuíram  para o documentário sobre a Lavagem como Patrimônio da cidade.

A abertura acontecerá no sábado, 8 de abril, às 9h30 da manhã, na Estação Cultura. E depois dela se iniciará o cortejo da Lavagem. A mostra educativa faz parte das ações de educação patrimonial e salvaguarda da celebração.

A segunda exposição é do Cortejo da Lavagem das Escadarias, com fotografias de João Zinclar. A iniciativa é do Coletivo Gestor do Acervo João Zinclar com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O fotógrafo João Zinclar, gaúcho por origem e campineiro por adoção, falecido há 10 anos, que deixou uma obra monumental, registrando movimentos sociais, culturais e políticos de Campinas e do Brasil.

As fotografias estão em estandartes instalados ao longo da Rua 13 de Maio desde a Estação Cultura até a Praça da Catedral.

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -