O Museu Municipal de Socorro comemora 30 anos e programou uma série de atividades culturais neste sábado (5). A programação começa, às 19h, com a abertura da exposição “As Cinzas de Quarta”, de Gabriel Quintão. Já às 20h, o museu promove um encontro artístico-cultural comemorativo Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente na terça-feira (8). A atração ainda conta com uma mostra coletiva sobre o tema.
De acordo com a organização, os eventos de hoje têm por objetivo estimular a democratização das artes nas linguagens plásticas. As mostras são gratuitas e seguem abertas à visitação do público até o dia 2 de abril, de terça a sábado, exceto feriados, das 9h às 17h.
Sobre as exposições
As imagens feitas por Quintão na série “As Cinzas de Quarta” retratam a fragilidade da felicidade do Carnaval e, sobretudo, o esforço dos foliões para sustentar algo nascido para morrer após 80 minutos de uso.
Captadas em um terreno da zona norte de São Paulo, onde as escolas de samba abandonam suas criações depois do desfile, as cenas incentivam uma comparação entre a alegria do Carnaval e a vida real das pessoas que fazem o espetáculo acontecer.
Mostra do Dia Internacional da Mulher
O encontro artístico-cultural pelo Dia Internacional da Mulher conta com uma exposição coletiva de artes plásticas com artistas da cidade e a primeira montagem de “Eu sou Mulher”, de Sandra Scavassa.
Instalada no segundo andar do museu, a mostra traz linguagens artísticas diversas, como a pintura, fotografia e escultura, e será celebrada com a realização do sarau das mulheres na área aberta do museu, com música, poesia, teatro e outras intervenções artísticas.
Idealizadora da exposição, Sandra Scavassa nasceu na cidade de Amparo-SP em 1966. Atualmente reside em Tuiuti-SP, onde atuou como professora de Ciências e Educação Ambiental da rede estadual por três décadas.