O que é ser líder? Por mais simples que possa parecer, penso que essa pergunta precisa ser pensada de uma forma mais ampla. Há quem diga que ser líder é ser o norteador, inspirador, mentor, motivador, treinador, direcionador e qualquer outro or que você queira.
Mas, na realidade, na essência, “líder é aquele profissional que obtém resultados através do trabalho de outras pessoas”. Simples assim. Quando você assume a posição de líder, deixa de ser a pessoa e passa a ser aquele profissional que obtém o resultado através delas.
Alguém vai dizer: “Zé, não pode ser tão simples assim”.
E estará certo. Mas, lembre-se, na essência, o conceito é esse. No entanto, para que isso aconteça, é importante lembrar que existem alguns comportamentos periféricos. Vamos lá.
Ser líder é ser exigente. As pessoas acham que dá para deixar tudo para depois. O líder é responsável pelo cumprimento dos prazos. Ser líder é ser paciente. Mesmo sendo inflexível na hora de cobrar, tem que saber explicar o que se espera e fazer o liderado repetir tudo que ouviu, para ter certeza de que ele entendeu. Líderes que dão meia explicação recebem desculpas inteiras.
Ser líder é ser competente. Ele é o modelo técnico das pessoas. Se o líder souber menos do que as pessoas, falar mais alto do que elas, não vai gerar respeito, vai gerar insatisfação.
Ser líder é ser producente. Ele trabalha mais horas que as pessoas. Ser líder é ser vidente. Ele deve perceber que algo está errado. Mesmo sem ter todos os dados, ele deve consertar a situação antes que ela saia de controle.
Ser líder é ser coerente. Se ele fala cada dia uma coisa, e vive desdizendo o que disse, só vai ganhar desconfiança.
Ser líder é ser valente. Ele deve defender as pessoas que trabalham com ele.
Ser líder é ser semente (adoro essa). O bom líder é aquele que forma futuros Líderes.
Finalmente, ser líder é ser gente. Ele não pode imaginar que o seu título de superior hierárquico pode torná-lo melhor do que as pessoas que trabalham com ele. O erro mais comum dos líderes é permitir que o cargo lhe suba à cabeça.
Para finalizar, uma pequena reflexão. Costumo dizer que a função do líder se assemelha à do técnico de futebol. Ambos ficam à margem das equipes, orientando e direcionando as atividades para que estas avancem e tenham resultado, certo? A pergunta: quando um time de futebol vai muito mau, quem é o primeiro a ser mandado embora? Você responderá: O TÉCNICO. E porque nas empresas seria diferente, responderei eu…
*José Eduardo Fernandes é mestre em Educação, gestor de Recursos Humanos e coordenador da pós-graduação em Gestão de Pessoas da FAAP Ribeirão Preto