A vacina bivalente contra a covid-19 já está disponível para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, em Campinas. Contudo, até o momento, apenas 57.221 doses da vacina foram aplicadas. No que diz respeito à imunização de idosos, apenas 52.466 tomaram a dose, o que representa 36% do público alvo.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, a procura também tem sido baixa em relação aos outros grupos prioritários.
LEIA TAMBÉM
Caism, em Campinas, inaugura unidade de treinamento de médicos com equipamentos operados por robôs
Varizes: 145 mulheres são internadas por dia na rede pública para tratamento
“Cerca de 5 mil pessoas contempladas nos outros grupos prioritários foram vacinadas até o momento, mas a gente tem a expectativa de alcançar, pelo menos, 62 mil pessoas entre trabalhadores da saúde, imunossuprimidos, gestantes e puérperas”, comenta a coordenadora.
As doses estão disponíveis em todos os centros de saúde de campinas. A coordenadora reforça a importância de a população buscar a vacina e espera que, com a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, prevista para o próximo mês, esse cenário melhore.
“Foi comprovado que, ao longo do tempo, diminui um pouquinho a resposta protetora do organismo. Então, essas doses de reforço vêm justamente para garantir a proteção máxima para aquele indivíduo”, finaliza Chaúla Vizelli.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para se vacinar, é preciso apresentar documento com foto e número do CPF e carteira de vacinação, se tiver. No caso dos imunossuprimidos, também é necessário apresentar comprovante médico.
Já no caso dos profissionais da saúde, é necessário também um comprovante sobre a atuação profissional. Em nenhum caso é preciso agendamento para receber o imunizante.
LEIA MAIS
Dia Mundial do Autismo: Caminhada de Conscientização será realizada neste domingo (2) em São Paulo