Os nove vereadores de Campinas que tentaram se eleger para a Câmara dos Deputados ou para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) não foram eleitos. Oito deles tentaram uma vaga no legislativo estadual: Eduardo Magoga (Podemos), Higor Diego (Republicanos), Luiz Cirilo PSDB), Mariana Conti (Psol), Paolla Miguel (PT), Paulo Bufalo (Psol), Permínio Monteiro (PSB) e Rodrigo da Farmadic (União).
Entre os vereadores candidatos, Conti foi a mais votada, tendo quase 44 mil votos. Ela fica na segunda suplência da federação composta por PSOL e Rede. Seu colega de partido, Paulo Bufalo, teve um resultado mais discreto, recebendo quase 6 mil votos, sendo o 20º suplente da composição entre os dois partidos.
LEIA MAIS
Saiba quem foram os deputados mais votados em Campinas nas eleições
Quatro candidatos da região de Campinas são eleitos deputados federais
Quem também foi bem votado foi o vereador Higor Diego. Ele obteve mais de 30 mil votos, sendo o 8º suplente do Republicanos. Paolla Miguel teve pouco mais de 25 mil votos, e é a 8ª na fila de espera do Partido dos Trabalhadores.
Arnaldo Salvetti (MDB) foi o único vereador de Campinas que tentou uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele obteve quase 11 mil votos, ficando na 12ª suplência do partido na vaga de Deputado Federal.
Confira a votação de todos os vereadores que disputaram as eleições deste domingo (2):
Deputado Estadual
- Eduardo Magoga (Podemos) – 6.610 – suplente
- Higor Diego (Republicanos) – 30.783 – suplente
- Luiz Cirilo (PSDB) – 12.950 – suplente
- Mariana Conti (PSOL) – 43.988 – suplente
- Paolla Miguel (PT) – 25.062 – suplente
- Paulo Bufalo (PSOL) – 5.826 – suplente
- Permínio Monteiro (PSB) – 11.266 – suplente
- Rodrigo da Farmadic (União) – 17.891
Deputado Federal
- Arnaldo Salvetti (MDB) – 10.994 – suplente
VEREADOR É ELEITO COMO SUPLENTE DE SENADOR
O vereador Professor Alberto (PL), parlamentar da Câmara Municipal de Campinas, é o 1º suplente do astronauta Marcos Pontes (PL), eleito, ontem (2), senador por São Paulo. Com isso, a partir de 1º de fevereiro (quando ocorre a posse dos eleitos para o senado), o vereador de Campinas fica como “reserva” do político.
Na prática, se trata de cargo de expectativa, ou seja: na hipótese de Pontes deixar o cargo para ocupar outro posto ou por períodos mais longos de tempo, o vereador campineiro poderá assumir como senador. Caso isso ocorra, Edvaldo Cabelo, primeiro suplente a vereador do PL, assumiria a cadeira do professor na Câmara de Campinas.
O astronauta e ex-ministro da gestão Bolsonaro, Marcos Pontes superou o favorito Márcio França (PSB) e venceu a corrida pelo Senado por São Paulo. Ele foi eleito neste domingo com 49,68% dos votos válidos, ou 10.714.668 votos. Em Campinas, ele também foi o candidato mais votado. (leia a matéria completa aqui)
LEIA TAMBÉM
Inscrições para o concurso do INSS terminam hoje; saiba como se inscrever