O PL (Projeto de Lei) que cria o Crematório Público Municipal para animais de pequeno e médio porte em Campinas não foi votado durante a sessão desta quarta-feira (16) da Câmara de Vereadores. A discussão em 1ª análise da proposta foi adiada e ainda não se sabe quando deve voltar à pauta da Casa.
O texto, que propõe que o financiamento desse serviço seja viabilizado através de recursos provenientes do Proamb (Fundo de Recuperação e Preservação do Meio Ambiente), tem o objetivo de atender tutores de animais domésticos que não tenham condições financeiras de arcar com o procedimento no município.
“Estes animais estão presentes em todos os momentos da vida de seu dono. E, na sua morte, o proprietário deve ter o direito de fornecer uma despedida e um destino digno ao ‘companheiro’”, justificou o autor do PL, Vinicius Gratti (PDT).
Projeto aprovado
Votada em primeira análise, a proposição do vereador Paulo Gaspar (Novo) que proíbe vias de Campinas de receberem nomes de pessoas que tenham sido condenadas na Lei Maria da Penha ou por feminicídio foi aprovada pela maioria dos vereadores. A proposta deve ser votada de forma definitiva em breve.