A Prefeitura de Campinas disponibiliza neste domingo (30), dia de segundo turno das eleições gerais, o chamado “passe livre”, com gratuidade do sistema de transporte coletivo. A medida, que começou às 6h, segue até às 19h, duas horas após o término do pleito.
“O sistema vai operar como normalmente acontece aos domingos, mas sem cobrança de passagem”, informou a Prefeitura. A votação acontece das 8h às 17h. Hoje, os eleitores devem decidir pelo novo presidente e novo governador do Estado de SP.
Algumas prefeituras da região também anunciaram ao longo desta semana a gratuidade do transporte público municipal para o segundo turno das Eleições Gerais (veja mais abaixo). O governo do Estado também informou sobre a gratuidade nas passagens de linhas intermunicipais.
A liberação do chamado “passe gratuito” veio após o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizar prefeituras e empresas concessionárias a oferecerem, voluntariamente e de forma gratuita, o serviço de transporte público devido ao grande índice de abstenção no primeiro turno. Em Campinas ela foi de mais de 21% eleitores – número acima da média estadual.
PRIMEIRO TURNO
No primeiro turno, a Prefeitura de Campinas foi questionada pela reportagem se adotaria o chamado “passe livre” no dia da eleição. Mas ao contrário de diversas capitais, que adotaram a medida já no dia 2, a cidade não liberou a gratuidade, alegando que o transporte só poderia ser fornecido pela Justiça Eleitoral, através da requisição à Prefeitura ou empresas. Agora, no entanto, a decisão do STF permite as Prefeituras a oferecerem a gratuidade de forma voluntária, e o município também adotou o passe livre.
LEIA TAMBÉM
Segundo turno: 878,7 mil eleitores votam em Campinas neste domingo
Veja tudo o que você precisa saber sobre o 2º turno em Campinas
VEJA O HORÁRIO DO PASSE LIVRE NAS CIDADES NESTE DOMINGO:
- Campinas – A gratuidade será oferecida das 6h às 19h. O sistema vai operar como normalmente acontece aos domingos, mas sem cobrança de passagem.
- Amparo – A medida entra em vigor desde sábado (29) até dia 4 de novembro. Em nota, a Prefeitura disse que o serviço gratuito só será possível devido a um contrato com uma nova empresa.
- Artur Nogueira – A cidade mantém o serviço de catraca livre no domingo, como é de costume na cidade, com funcionamento até 12h40.
- EMTU – O governo de SP também liberou as passagens gratuitas para linhas de metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais no domingo. A Região de Campinas é atendida pela EMTU. Segundo o governo paulista, a gratuidade vai valer entre as 6h e 20h de domingo para o Metrô, CPTM e EMTU. Já para os ônibus intermunicipais (como os que são operados pela Viação Cometa, Viação Piracicabana, Viação Santa Cruz, etc) terão isenção durante as 24 horas de domingo.
- Hortolândia – A gratuidade funcionará desde as primeiras horas do dia de acordo com a Prefeitura da cidade. A cidade possui 22 linhas de Ônibus do transporte coletivo.
- Indaiatuba – A gratuidade será oferecida das 8h às 18h.
- Pedreira: o transporte público será gratuito para toda população no dia 30 de outubro. Os ônibus seguirão a programação normal dos domingos.
- Santa Bárbara d’Oeste – A cidade também terá transporte coletivo gratuito neste domingo.
- Santo Antônio de Posse: haverá transporte gratuito nas zonas rurais às 7h, 12h e fim da tarde. Além disso, na zona urbana o circular municipal também será gratuito.
- Sumaré – Também adotando a medida, a gratuidade começa das 7h às 18h. De acordo com a Prefeitura, estarão circulando 23 dos 35 carros da frota.
- Socorro: o passe livre valerá das 7h às 18h para 21 linhas do transporte coletivo.
- Valinhos – De acordo com a Prefeitura, a gratuidade do transporte é válida em qualquer linha urbana, das 4h até a 00h.
- Vinhedo – A gratuidade começa a partir das 6h às 20h. Todos os ônibus que circulam na cidade aos domingos poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores nesse horário.