- Publicidade -
PolíticaCartórios da região de Campinas começam a auditar urnas eletrônicas para eleições

Cartórios da região de Campinas começam a auditar urnas eletrônicas para eleições

Auditoria é para verificar integridade e autenticidade de urnas eletrônicas; 1º turno é no domingo, 2 de outubro

- Publicidade -
- Publicidade -
Urnas eletrônicas foram testadas por membros da sociedade civil (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Urnas eletrônicas foram testadas por membros da sociedade civil (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

 

 

Cartórios da região de Campinas começaram a fazer a auditoria das urnas eletrônicas, usadas na votação do dia 2 de outubro, próximo domingo. Na auditoria, as entidades fiscalizadoras das eleições poderão verificar a integridade e a autencidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas. Na ocasião, é feita a demonstração de votação na urna, com candidatos e sistemas oficiais. 

“Isso é para o cidadão, o eleitor, verificar que as urnas são seguras. Então hoje é aberto aos representantes do Ministério Público, eleitoral, da OAB, de representantes de partidos políticos, de toda a sociedade que vão testar as urnas e comprovar a segurança. São escolhidos aleatoriamente por pessoas que citei”, disse o juiz eleitoral da 93ª zona eleitoral de Piracicaba, Marcos Douglas Velozo.

É importante ressaltar que esses testes não são feitos com os números reais dos candidatos para as eleições, mas sim com números fictícios, apenas para, no final, eles confirmarem que o resultado está correto.

LEIA TAMBÉM

Eleições 2022: Campinas tem 4,2 mil pedidos de voto em trânsito

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje; veja exceções

- Publicidade -

VOTAÇÃO NO PAÍS

Neste ano, de forma inédita, a votação será feita unificada, ou seja, será o mesmo horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Neste ano, as Eleições 2022 são gerais e serão escolhidos os cargos de:

  • Presidente
  • Governador
  • Senador
  • Deputado Estadual
  • Deputado Federal

     

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -