Com transmissão da TV Globo, o último debate presidencial do segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa às 21h30 desta sexta-feira (28). O programa, que será mediado pelo jornalista e apresentador Willian Bonner, terá ao todo quatro blocos (veja mais abaixo).
O debate entre os candidatos será realizado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e as regras foram aprovadas pelas equipes dos candidatos. Além disso, a ordem de quem começará perguntando em cada bloco foi definida em sorteio. Dois blocos terão temas livres e os outros dois com temas determinados. Veja:
- 1º bloco: 30 minutos com tema livre. Cada um terá que administrar o tempo de 15 minutos (entenda mais abaixo) para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas
- 2º bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema, com 5 minutos de fala para cada rodada
- 3º bloco: mais 30 minutos de debate com tema livre e com as mesmas regras do primeiro bloco
- 4º bloco: mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, assim como no segundo bloco
- 5º bloco: candidatos terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada um para as considerações finais
LEIA TAMBÉM
2º turno: confira datas e proibições previstas pela Justiça Eleitoral
Lula e Bolsonaro encaram debate como evento crucial da campanha
BANCOS DE MINUTOS
Neste debate, os candidatos terão que administrar o próprio tempo, controlando as falas que terão entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado da maneira como cada um preferir. Porém, não poderá ser acumulado ou somado de um bloco para o outro.
DIREITO DE RESPOSTA
O direito de resposta deverá ser pedido em silêncio, com o presidenciável levantando a mão para o mediador. A solicitação precisa ser feita se o candidato considerar ter sofrido uma ofensa pessoal do adversário.
O pedido, porém, será analisado pela produção do debate. Caso seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.
E SE ALGUÉM FALTAR?
Se um dos candidatos não comparecer, será feita uma entrevista de 30 minutos com aquele que estiver presente. Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado.
LEIA MAIS
Dia de jogo do Brasil na Copa é feriado? Entenda o que diz a lei