Mais de 156 milhões eleitores aptos a votar irão retornar às urnas eletrônicas em 30 de outubro e, assim como aconteceu no primeiro turno, em 2 de outubro, as seções eleitorais irão funcionar das 8h às 17h, horário de Brasília. A unificação do horário de votação decorre de uma decisão do Plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.
Durante o segundo turno, será escolhido o presidente da República, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), no Brasil. Além disso, em 12 unidades da Federação a disputa para governador também será definida. Confira os candidatos para governo estadual no segundo turno, em São Paulo:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos)
- Fernando Haddad (PT)
Neste segundo turno é importante lembrar que aqueles que estavam em situação regular, mas não votaram no primeiro turno, podem comparecer às urnas normalmente. Além disso, o acidade on separou algumas dicas para votar com tranquilidade. Confira:
LOCAL DE VOTAÇÃO
O aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Já pelo site www.tse.jus.br, clique no menu “Eleitor e eleições”, na barra superior da página. Depois, acesse “Eleições 2022” e, em seguida, consulta ao local de votação. Use os campos para pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF e clique em “Consultar”.
Os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais também contam com um espaço para a pesquisa dessas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.
LEIA TAMBÉM
PF cumpre mandados em Campinas contra mega-assalto em Araçatuba
Receita abre hoje consulta a lote residual do Imposto de Renda
DOCUMENTOS
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. É necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos.
Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar apresentando o e-Título desde que a sua foto já apareça por lá. Ou seja, o e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral somente se estiver atualizado e com foto.
LEIA MAIS