Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o aplicativo e-Título. Somente na última semana, mais 2,5 milhões de usuários emitiram o título virtual. No ano, foram mais de 13 milhões de ativações até agora (veja abaixo como fazer).
A menos de uma semana do pleito, o montante representa 19,1% dos 156,4 milhões de eleitores aptos a votar no próximo domingo (2). A tecnologia é gratuita, funciona desde 2018 e permite a obtenção da via digital do documento, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência e outros serviços.
“O Tribunal Superior Eleitoral orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora. Isso porque, no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa, e só voltará a ser liberada a partir do dia 3”, comunica em nota o TSE.
Em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera. Ou seja, em 29 de outubro.
LEIA MAIS
Eleições 2022: o que é proibido no dia da votação? Veja lista
Qual a ordem de votação nas eleições deste ano? Confira como votar
COMO BAIXAR E USAR?
O download pode ser feito no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play. O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto, ainda de acordo com as informações oficiais do TSE.
LEIA TAMBÉM
Mês de julho registra forte recuperação no número de viagens