O portal acidade on transmitiu, na tarde desta quinta-feira (5), entrevista com a candidata à Prefeitura de Americana, Maria Giovana (PDT) – veja vídeo. O debate com os representantes das três candidaturas ao Executivo da cidade foi cancelado, por conta da ausência de dois candidatos, Chico Sardelli (PL) e Ricardo Pascote (União Brasil).
Durante a entrevista, com duração de 20 minutos, Maria Giovana respondeu perguntas enviadas por internautas do G1, questionamentos feitos por jornalistas do Grupo EP e falou sobre seu plano de governo.
O tema mais citado pela candidata durante o encontro foi saneamento básico, principalmente sobre o abastecimento de água e tratamento de esgoto. Assunto escolhido também pelos internautas do g1, com 35% dos votos.
A respeito do tema, Maria Giovana respondeu pergunta sobre a multa aplicada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), este ano, em razão do baixo índice de eficiência do tratamento de esgoto do DAE (Departamento de Água e Esgoto) em Americana. Em seu plano de governo, a candidata propõe aumentar a eficiência para 90% e transformar o Dae em uma empresa pública.
“Eu quero que Americana saiba que nós vamos resolver, de uma vez por todas, os problemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. A empresa pública vai trazer o melhor dos dois mundos: do setor privado, a eficiência, o fim do “cabidão” de emprego político no DAE e a gente vai continuar decidindo o que for estratégico para Americana, pela Prefeitura de Americana, sem aumentar a tarifa de água”.
Sobre o assunto, Maria Giovana também fez críticas ao projeto de governo do atual prefeito, Chico Sardelli (PL).
“Ele tem a proposta de privatizar o DAE de Americana, aumentando em 80% a tarifa de água. Por isso, eu acho oportuno deixar a pergunta pra que ele responda em suas redes sociais: qual é o seu projeto para resolver a questão da água e de esgoto de Americana? Por que não fez nos últimos quatro anos?”, questionou.
Outro ponto abordado foi o transporte público. A candidata defendeu o aumento da frota de ônibus e a oferta de passagens gratuitas aos finais de semana. Segundo ela, a frota, já contratada, acabou sendo reduzida durante a pandemia e nunca foi restabelecida. Para viabilizar a tarifa zero, a candidata propõe o uso do subsídio municipal à empresa responsável pelo transporte público.
O segundo tema escolhido pelos internautas foi a Saúde. Maria Giovana, contrária à terceirização de serviços públicos, afirmou que os contratos com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) precisam ser revistos, a fim de prevenir corrupção e negligência. No entanto, ela reconheceu a importância dessas organizações para atender a demanda da cidade.
Durante a entrevista, a candidata também respondeu pergunta formulada pelo jornalista Felipe Pereira, da CBN Campinas, a respeito do fomento ao esporte e sobre a estrutura do Centro Cívico. Maria Giovana prometeu modernizar o espaço e revitalizar outras praças esportivas da cidade.
Questionada sobre de onde serão retirados os recursos para esses investimentos, a candidata afirmou que Americana é uma cidade muito rica, com condições financeiras para todos esses investimentos.
“O que tem acontecido é que não tem sido prioridade, assim como o esporte e também o saneamento básico, contam por aí que nós não temos recursos para investir, é mentira”, afirmou.
Maria Giovana falou ainda sobre o polo têxtil de Americana, que hoje gera menos de 10% das vagas na Indústria e explicou como pretende atrair novas empresas para cidade, ressaltando novamente a questão do saneamento básico.
“O primeiro incentivo é oferecer infraestrutura. Hoje, empresas do ramo têxtil estão deixando Americana porque nós não tratamos o esgoto. Nenhuma empresa pode ficar em um local onde não há tratamento de esgoto, porque vai ser cobrada pela Cetesb”.
No final da entrevista, a candidata ao Executivo de Americana teve ainda um minuto para as considerações finais.
“Lamento profundamente a ausência do prefeito Chico Sardelli nesse momento tão importante, onde nós estamos debatendo o futuro de Americana. Nós que ainda temos problemas tão graves na cidade, como é o caso do saneamento básico, famílias que não têm água todos os dias na sua casa, que chegam do trabalho e não podem tomar um banho, não podem lavar louça ou que precisam acordar na madrugada pra bater uma roupa. Isso não é justo, não é certo com uma cidade como Americana. Com uma cidade tão rica como a nossa”, ressaltou.
Ausência de outros candidatos no debate
O atual prefeito, Chico Sardelli (PL), já havia anunciado sua ausência no debate na quarta-feira (4). Na manhã desta quinta (5), poucas horas antes do evento, Ricardo Pascote (União Brasil) também enviou um comunicado ao Grupo EP com a mesma decisão de se ausentar.
Outras três cidades da região terão debate nas próximas semanas
Além da entrevista com a candidata ao Executivo de Americana, o grupo também vai realizar debates com os candidatos ao executivo de outras três cidades da região: Indaiatuba, Limeira e Sumaré.
A ação faz parte de uma série de embates que estão sendo transmitidos em pool pelo portal, pelo g1 Campinas e CBN Campinas, veículos de comunicação do grupo EP.
O Grupo EP também fará os tradicionais debates em Campinas e Piracicaba, exibidos na EPTV.
Vejas as datas:
12/09 – Indaiatuba (saiba mais aqui)
19/09 – Limeira (saiba mais aqui)
26/09 – Sumaré (saiba mais aqui)
No dia 29 de agosto, os candidatos ao Executivo de Hortolândia participaram de debate transmitido pelo acidade on.
Como assistir?
Os debates serão transmitidos, ao vivo, nos portais acidade On Campinas e G1 campinas. Além disso, o debate também terá transmissão pela CBN Campinas, sempre dentro do Estúdio CBN, nos 99,1FM e no canal do Youtube da rádio.
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país, segundo IPC Maps 2020.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Desfile de 7 de Setembro em Nova Odessa terá novo local
51º Salão de Humor de Piracicaba começa hoje; veja até quando visitar