- Publicidade -
PolíticaEleiçõesCandidatos à Prefeitura de Hortolândia se enfrentam em debate do Grupo EP; veja vídeo

Candidatos à Prefeitura de Hortolândia se enfrentam em debate do Grupo EP; veja vídeo

Evento faz parte de série de debates feitos em pool pelo acidade on Campinas, g1 Campinas e CBN Campinas; debate foi dividido em cinco blocos

- Publicidade -

Teve início nesta quinta-feira (29), a série de debates que serão transmitidos, em pool, pelo portal acidade on Campinas, g1 Campinas e CBN Campinas. Participaram deste primeiro debate quatro candidatos à Prefeitura de Hortolândia – clique aqui para assistir.

O atual prefeito e candidato à reeleição pelo partido Republicanos, Zezé Gomes, enviou uma nota informando a desistência de sua participação. O aviso foi feito cerca de uma hora antes do início do debate.

O evento faz parte da maior cobertura eleitoral da história do Grupo EP, que também vai contar com entrevistas, programas ao vivo, interatividade e verificação dos fatos.

Além de Hortolândia, o Grupo EP também vai realizar debates com os candidatos ao executivo de outras quatro cidades da região: Americana, Indaiatuba, Limeira e Sumaré.

Quais candidatos participaram do embate de Hortolândia?

Participaram do debate quatro candidatos:

  • Aline Nunes (DC), 38 anos, administradora, sem coligação, candidato a vice: Prof. Marcelo Teofilo (DC).
  • Dr. George (PL), 58 anos, médico, coligação: Compromisso com a vida (PL/ PRTB/ PMB), candidato a vice: Eduardo Ricatto (MDB).
  • Meira (União), 61 anos, contador, coligação: Hortolândia de gente, pra gente de novo (Solidariedade/ MDB/ PDT/ União/ Avante), candidato a vice: A Perugini.
  • Prof. Eliane Garcia (Federação Psol/Rede), 48 anos, professora, sem coligação, candidato a vice: Igor Oliveira (Psol).

Quais foram as regras do debate de Hortolândia?

O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro e quarto blocos, os candidatos se enfrentaram com tema livre. No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas dos jornalistas do grupo EP.

Já no terceiro e quinto blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si, mas com temas escolhidos pela população através de uma enquete no g1. Os temas selecionados foram saúde e mobilidade urbana – veja mais abaixo.

- Publicidade -

As regras do debate, protocoladas na Justiça Eleitoral, foram definidas em reunião no dia 7 de agosto, com representantes das candidaturas ao Executivo de Hortolândia.

Primeiro bloco

No debate, a primeira a perguntar foi da candidata Eliane Garcia e a questão foi direcionada ao candidato Meira. A pergunta abordou os problemas relacionados à mobilidade urbana em Hortolândia.

A segunda pergunta foi realizada pelo candidato Dr. George para Aline Nunes, sobre a estrutura de saúde da cidade. A terceira questão foi realizada pelo candidato Meira para o candidato Dr. George. Em seu questionamento, o candidato falou sobre a situação da saúde pública em Hortolândia.

Em seguida, a candidata Aline Nunes questionou Eliane Garcia sobre como lidar com a escassez de terrenos disponíveis na cidade, em meio ao aumento da demanda populacional, sem afetar áreas verdes. Todos os candidatos, em suas perguntas e respostas, fizeram críticas a atual gestão de Hortolândia, comandada por Zezé Gomes – que estava ausente.

Segundo bloco

No segundo bloco, os jornalistas do Grupo EP fizeram perguntas aos candidatos.

A primeira candidata a responder foi Aline Nunes e o questionamento foi comentado pelo candidato Meira. A pergunta foi feita pelo jornalista João Alvarenga, do g1 Campinas. O questionamento abordou uma proposta da candidata Aline sobre como conciliar as necessidades ambientais da cidade com a construção novos empreendimentos privados.

A segunda pergunta, feita pela jornalista Giovanna Peterlevitz, do acidade on, foi respondida pelo candidato Meira e comentada por Aline Nunes. A questão falava sobre a proposta de transformar o Paço Municipal em um hospital público.

A próxima a responder às perguntas dos jornalistas do Grupo EP no debate foi a candidata Eliane Garcia. O comentário foi feito pelo Dr. George. A pergunta, feita pelo jornalista André Berenguel, da CBN Campinas, foi relacionada a questão da entrega de unidades de saúde da cidade para organizações sociais.

A quarta pergunta, feita pelo jornalista do g1 Campinas, Arthur Menicucci, foi direcionada ao candidato Dr. George e comentada pela candidata Eliane. A questão abordava proposta relacionada ao IPTU.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si por livre escolha. Mas, toda a discussão do bloco, foi definida em cima de um único tema, definido pela população por meio de enquete no g1. O tema saúde foi escolhido por 31% dos votos na enquete feita pelo g1.

A primeira candidata a perguntar foi a professora Eliane Garcia, que escolheu o candidato Dr. George para responder. Em sua questão, ela fez críticas aos partidos de direita.

Em seguida, a candidata Aline Nunes realizou uma pergunta com o tema saúde para o candidato Meira. Ela questionou sobre o plano de transformar o Paço Municipal em um hospital público.

A terceira pergunta foi feita pelo candidato George para candidata Aline. Em um primeiro momento, o candidato fez um questionamento relacionado à questão da insegurança na cidade. Mas, como a pergunta deveria ser relacionada ao tema saúde, o questionamento foi reformulado sobre como a candidata resolveria as filas da Saúde.

O quarto questionamento, sobre o fechamento da unidade de saúde infantil do Hospital Mário Covas, foi feito pelo candidato Meira para a candidata Eliane.

Quarto bloco

No quarto bloco, os candidatos debateram entre si com tema livre. A candidata Aline Nunes foi a primeira a perguntar na rodada e escolheu o candidato Meira. Alines perguntou como o candidato pretende lidar, se eleito, com a informalidade crescente no mercado de trabalho.

Em seguida, o candidato Meira realizou pergunta sobre como resolver o déficit de vagas em escolas municipais de Hortolândia. O questionamento foi feito para o candidato Dr. George.

Pela ordem, a terceira pergunta foi realizada pela candidata Eliane Garcia para Aline. O questionamento foi relativo sobre medidas de combate à violência contra a mulher.

A quarta pergunta foi feita pelo candidato Dr. George, para a candidata Eliane. Em seu questionamento, ele afirmou que gostaria de fazer a pergunta, sobre a segurança da cidade, ao prefeito Zezé.

Quinto bloco

Assim como no terceiro bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si por livre escolha. O segundo tema escolhido pela população de Hortolândia na enquete do g1 foi mobilidade urbana, com 24% dos votos.

A primeira pergunta foi feita pelo candidato Meira para a candidata Aline, sobre a situação do trânsito no Centro da cidade e sobre o transporte público do município.

A segunda candidata a perguntar foi Aline Nunes. Para o Dr. George, ela questionou a respeito de problemas relacionados à acessibilidade.

O terceiro candidato a perguntar foi o Dr. George. Para Eliane, ele perguntou a opinião da candidata sobre o transporte interno em Hortolândia.

Em seguida, a candidata Eliane Garcia questionou o candidato Meira sobre proposta de subsídio da tarifa de ônibus.

Considerações Finais

No final do bloco, os candidatos puderam ainda fazer as considerações finais sobre o porquê merecem ser eleitos. A primeira foi a candidata Aline Nunes.

“Eu sou Aline Nunes, tenho a capacidade de gestão de mais de 15 anos de experiência profissional, gestão administração e hoje como psicanalista, gestão também de pessoas. Sei o quanto é importante como mãe sofri na saúde pública o ano passado ao ter a minha bebê. Eu estou aqui por um milagre de Deus, inclusive eu estou nessa missão, de estar nessa jornada como candidata, porque Deus me chamou pra isso e eu estou aqui pra ser a renovação que Hortolândia precisa. Gente nova, gente disposta a trabalhar realmente pelo povo e pela população. Não só de boca pra fora, porque hoje eu sou povo de Hortolândia e uso sim do serviço público, entendo a dor que você, população, sente. Então, eu sou Aline Nunes, é pra frente que se anda, 27 e nós estaremos na próxima gestão, em janeiro de 2025, mudando e transformando a gestão e a cidade de Hortolândia”, disse a candidata.

Em seguida, foi a vez do candidato Antônio Meira fazer suas considerações finais.

“Eu quero agradecer o meu candidato à vice-prefeito, Agnaldo Perugini. Ele representa o legado Perugini na cidade de Hortolândia e acredita no meu projeto, no nosso projeto e por esse motivo estamos juntos e eu quero agradecer à família Perugini por estar me apoiando. Quero dizer também que no meu Instagram, Antônio Meira, acaba de ser postado uma denúncia de uma grande mídia que envolve a cidade de Hortolândia. Então, caso você queira conhecer a denúncia que é grave, entre no meu Instagram. Eu quero também dizer que é possível a transformação do Paço Municipal sem quebrar nada. É possível a gente resgatar o bom atendimento de saúde para que a população não fique mais na fila de espera para uma cirurgia, para um exame, para uma consulta. Vamos transformar o Paço Municipal em um grande hospital”, afirmou o candidato durante discurso.

O terceiro candidato a apresentar as considerações finais foi Dr. George.

Eu amo Hortolândia. Eu sou médico lá há 30 anos, de pessoas simples, ouvindo todos os dias as suas lamentações e seus problemas. Tenho minha esposa, três filhas. Eu gostaria de cuidar da sua família, como eu tomo conta da minha família também. Eu tenho certeza absoluta, né, Deus em primeiro lugar acima de tudo, nosso amor à Pátria, à vida, às liberdades, não é? Que nós temos a condição de fazer a revolução que o Hortolândia precisa, chega! 20 anos de governo, mas a esquerda já deu. De governo de esquerda. É hora de mudança e a mudança é no Dr. George, 22, que vai fazer um hospital novo, 180 leitos, com Poupatempo da saúde, vai fazer do hospital Mário Covas o hospital da criança, vai fazer uma revolução na saúde, na segurança, no transporte coletivo, na questão do lazer, do esporte, em tudo. Dr. Jorge, 22”, disse o candidato.

Em seguida, a candidata Eliane Garcia fez suas considerações.

“Eu queria agradecer o espaço por ser um momento tão importante para a democracia da nossa cidade de Hortolândia. Sou professora há mais de 25 anos. Eu queria chamar você eleitor da cidade a uma reflexão. Você está satisfeito com a atual gestão? Você é servidor público. Você está satisfeito de como tem sido tratado nesses últimos 25 anos na nossa cidade? Você é mãe. Qual é a sua percepção do tratamento que seus filhos têm na escola, na creche? Você é trabalhador. Como é o transporte? A gente tem que refletir e dizer o seguinte. Hortolândia tem que mudar, mas não mudar com os mesmos. Não mudar com quem já foi prefeito, com quem já foi presidente da Câmara, com quem já foi secretário de Saúde. Tem que mudar de verdade. E a mudança se faz pela esquerda. E a única opção de esquerda hoje é a professora Eliane Garcia, 50, para primeiro de outubro, Psol governar a cidade de Hortolândia”, explicou.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Do frio de 6°C para calorão de 30°C: confira a previsão do tempo para os próximos dias em Piracicaba

Vazamento de esgoto em ribeirão que deságua no Rio Piracicaba gera preocupação entre moradores

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -