- Publicidade -
PolíticaEleiçõesCandidatos à Prefeitura de Indaiatuba se enfrentam em debate do Grupo EP; veja vídeo

Candidatos à Prefeitura de Indaiatuba se enfrentam em debate do Grupo EP; veja vídeo

Evento faz parte de série de debates feitos em pool pelo acidade on Campinas, g1 Campinas e CBN Campinas; debate foi dividido em cinco blocos

- Publicidade -

O acidade on transmitiu, nesta quinta-feira (12), debate entre os candidatos à Prefeitura de Indaiatuba. Quatro candidatos ao Executivo da cidade participaram do embate, que teve transmissão em pool pelo acidade on Campinas, g1 Campinas e CBN Campinas.


O evento faz parte da maior cobertura eleitoral da história do Grupo EP, que também vai contar com entrevistas, programas ao vivo, interatividade e verificação dos fatos.

Além de Indaiatuba, outras duas cidades da região também terão embates transmitidos pelo grupo nas próximas semanas: Limeira e Sumaré.

Na semana passada, a candidata à Prefeitura de Americana, Maria Giovana (PDT), participou de uma entrevista ao vivo, após ausência dos demais candidatos no debate, que acabou sendo cancelado. Já no dia 29 de agosto, os candidatos ao Executivo de Hortolândia também participaram de embate transmitido pelo acidade on.

O Grupo EP também fará os tradicionais debates em Campinas e Piracicaba, exibidos na EPTV.

Vejas as datas:

- Publicidade -

19/09 – Limeira (saiba mais aqui)
26/09 – Sumaré (saiba mais aqui)

Quem são os candidatos à Prefeitura de Indaiatuba?


Bruno Ganem (Podemos)

  • Idade: 37 anos
  • Ocupação: deputado
  • Coligação: Republicanos, Mobiliza, Podemos e Solidariedade
  • Candidato a vice: Marcelo Pinelli

    Dr. Custódio (MDB)
  • Idade: 50 anos
  • Ocupação: odontólogo
  • Coligação: PP, MDB, PL, PRTB, PSB, União, PSD, Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania) e PDT
  • Candidato a vice: Dr Chiaparine

    Frodo (PSTU)
  • Idade: 39 anos
  • Ocupação: técnico de eletricidade, eletrônica e telecomunicações
  • Coligação: PSTU / Federação PSOL REDE(PSOL/REDE)
  • Candidato a vice: Diogo Miguel

    Professora Bel (PT)
  • Idade: 36 anos
  • Ocupação: odontólogo
  • Coligação: PP, MDB, PL, PRTB, PSB, União, PSD, Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania) e PDT
  • Candidata a vice: Marisa Narezzi

Quais foram as regras do debate de Indaiatuba?

O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro e quarto blocos, os candidatos se enfrentaram com tema livre. No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas dos jornalistas do grupo EP.

Já no terceiro e quinto blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si, mas com temas escolhidos pela população através de uma enquete no g1. Os temas selecionados foram saúde e mobilidade urbana – veja mais abaixo.

As regras do debate, protocoladas na Justiça Eleitoral, foram definidas em reunião no dia 9 de agosto, com representantes das candidaturas ao Executivo de Indaiatuba.

Primeiro bloco

No debate, o primeiro a perguntar foi o candidato Frodo e a questão foi direcionada ao Dr. Custódio. A pergunta abordou a economia da cidade.

A segunda pergunta foi realizada pela candidata professora Bel para Bruno Ganem, a respeito das propostas do candidato para atender as periferias da cidade em termos de transporte público.

Em seguida, o candidato Bruno Ganem questionou Frodo sobre como lidar com os casos de corrupção registrados na cidade.

A última pergunta do bloco foi realizada pelo Dr. Custódio para a professora Bel, sobre as propostas da candidata para a segurança pública de Indaiatuba.

Segundo bloco

No segundo bloco, os jornalistas do Grupo EP fizeram perguntas aos candidatos.

O primeiro candidato a responder foi o Dr. Custódio e o questionamento foi comentado por Bruno Ganem. A pergunta foi feita pela jornalista Yasmin Castro, do g1 e abordou a viabilidade financeira do plano de governo do candidato, que tem 91 propostas de ampliação em Indaiatuba.

A segunda pergunta, feita pelo jornalista Lucas Neri, da rádio CBN, foi respondida pelo candidato Bruno Ganem e comentada pela professora Bel. A questão abordava proposta do candidato de criar uma de uma Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade.

A próxima a responder às perguntas dos jornalistas do Grupo EP no debate foi a professora Bel. O comentário foi feito pelo candidato Frodo. A pergunta, feita pela jornalista Vitória Silva, do acidade on, questionou como a candidata pretende financiar a proposta de tarifa zero para o transporte público.

A quarta pergunta, feita pelo jornalista João Alvarenga, do g1, foi direcionada ao candidato Frodo e comentada pelo candidato Dr. Custódio. A questão abordava proposta que prevê o cancelamento da Festa do Peão de Indaiatuba, caso a organização não reveja a utilização de animais nos rodeios.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si por livre escolha. Mas, toda a discussão do bloco, foi definida em cima de um único tema, definido pela população por meio de enquete no g1. O tema saúde foi escolhido por 32% dos votos.

O primeiro candidato a perguntar foi o Dr. Custódio, que escolheu Bruno Ganem para responder. Em sua pergunta, ele questionou proposta do candidato de construir uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Em seguida, o candidato Frodo realizou uma pergunta com o tema saúde para a candidata professora Bel. Durante o questionamento, ele fez críticas ao governo Lula por corte de verbas.

A terceira pergunta foi feita pela candidata professora Bel para o Dr. Custódio. Ela abordou o tempo de espera para atendimentos de saúde na cidade.

O quarto questionamento, sobre um índice de eficiência que colocou Indaiatuba em uma das últimas posições, foi feito pelo candidato Bruno Ganem para o candidato Frodo.

Quarto bloco

No quarto bloco, os candidatos debateram entre si com tema livre. O candidato Bruno Ganem foi o primeiro a perguntar na rodada e escolheu o candidato Dr. Custódio. Ganem perguntou a respeito da experiência de Custódio para gestão da cidade.

Em seguida, o candidato Frodo realizou pergunta sobre as isenções de impostos para os grandes empresários. O questionamento foi feito para o candidato Bruno Ganem.

Pela ordem, a terceira pergunta foi feita pela candidata professora Bel para o candidato Frodo. A pergunta questionou como o candidato fará uma revolução em Indaiatuba.

A quarta pergunta foi feita pelo candidato Dr. Custódio para a candidata professora Bel. Ele questionou o que ela faria para melhorar a educação da cidade.

Quinto bloco

Assim como no terceiro bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si por livre escolha. O segundo tema escolhido pela população de Indaiatuba na enquete do g1 foi mobilidade urbana, com 24% dos votos.

A primeira pergunta foi feita pelo candidato Dr. Custódio para a professora Bel sobre como melhorar a mobilidade urbana da cidade.

A segunda candidata a perguntar foi a professora Bel. Para o candidato Bruno Ganem, ela questionou a respeito dos pontos de congestionamento e número de acidentes de trânsito na cidade.

O terceiro candidato a perguntar foi o Frodo para o Dr. Custódio. Durante o questionamento, ele criticou a privatização do transporte público.

Em seguida, o candidato Bruno Ganem questionou o candidato Frodo sobre o que ele chamou de “indústria das multas” no trânsito.

Considerações Finais

No final do bloco, os candidatos puderam ainda fazer as considerações finais sobre o porquê merecem ser eleitos. O primeiro candidato a falar foi Frodo.

“A única candidatura que realmente é defensora da classe trabalhadora e contra esse sistema que a gente vive, que é o sistema capitalista, é a nossa candidatura. Uma alternativa revolucionária e socialista, tanto ao governo Lula e Alckmin, que tem aqui uma representação direta com a candidata Bel e também com o Custódio, que é MDB e é parte do governo federal, contra o bolsonarismo, que está hoje no PL, que tem um vice na chapa do mesmo Custódio e que tem gente que é bolsonarista com o Bruno Ganem, que é do partido do Tarcísio, que tem o partido do Tarcísio na coligação dele, que é o Republicanos, então a gente vê que os interesses eles acabam estando todos misturados e no fundo ajuda os grandes empresários. Nós defendemos que a classe trabalhadora que produz todas as riquezas, ela é que deveria governar a sociedade através de uma democracia da própria classe trabalhadora organizada em conselhos populares nos bairros debatendo as suas necessidades e não essa democracia podre dos ricos, que a gente vive hoje em dia, e é por isso que a gente vai poder colocar todas as riquezas a serviço do povo trabalhador e não de continuar enriquecendo o apoiado de bilionários. Então, vote 16, vem com a gente, segue a gente, Frodo PSTU”,

disse o candidato.

Em seguida, foi a vez do candidato Bruno Ganem fazer suas considerações finais.

“O PSDB em São Paulo governou por décadas e muita gente achava que não poderia ser substituído porque se eles saíssem, ia piorar. Time que está ganhando não se mexe. Pois aí entrou o nosso governador Tarcísio, fez a diferença e mostrou que não é porque o estado, digamos assim, não estava quebrado que isso era suficiente. Deixou a máquina mais eficiente, deixou nosso estado realmente voltar a ter orgulho. É exatamente isso que eu quero fazer em Indaiatuba. Indaiatuba não está quebrada, Indaiatuba tem muita coisa boa, mas pode melhorar! E não tenha dúvida que nós vamos entrar respeitando o que funciona e mudando aquilo que precisa ser mudado. Como o Tarcísio fez, funciona, fazer. A gente tem um grupo preparado para isso, eu tenho experiência e eu quero pedir o seu voto. Bruno Ganem 20 para prefeito. Para multiplicar essa corrente, é um momento histórico da nossa cidade”,

disse o candidato.

A terceira candidata a apresentar as considerações finais foi a professora Bel.

“Eu, professora Bel, apresentei a minha candidatura a partir do Partido dos Trabalhadores para uma alternativa em Indaiatuba, uma alternativa que leve em conta o sentido da cidadania que vem sendo prejudicada, tanto em termos de clientelismo, que é uma prática política que é uma prática política que há muitos anos existe na nossa cidade e que o cidadão não é reconhecido enquanto tal, quanto por outro lado, o conservadorismo, o bolsonarismo, que é preciso negar essa onda de fascismo violenta que vem ameaçando as mulheres, os negros, os LGBTs e assim por diante. Então, para uma Indaiatuba valorize o trabalhador, em termos de direitos sociais, da saúde, da educação, da segurança mais humanizada, acolhedora, equitativa. De todos os bairros da cidade, através de um orçamento participativo, vote 13, vote para os candidatos do Partido dos Trabalhadores”,

finalizou a candidata.

Em seguida, professor Dr. Custódio fez suas considerações.

“Eu gostaria de agradecer ao grupo EP pela oportunidade de estar aqui presente, gostaria de agradecer aos meus adversários também e gostaria de dizer a você que está em Indaiatuba, eu tenho muito orgulho de poder fazer parte de um grupo político forte, esse grupo que tem Reinaldo Nogueira, o prefeito Nilson Gaspar, esse grupo que fez Indaiatuba ser o que ela é hoje. Indaiatuba, gente, não era assim, ela se tornou assim. Você pode ter certeza que foi através de muito trabalho, de muito planejamento desse grupo. E vocês podem ter certeza de uma coisa: ninguém faz nada sozinho. Eu represento a continuidade do que vem dando certo. Eu represento a continuidade do que está bom e pode melhorar ainda mais. Por isso, eu vim pedir pra vocês aqui, eu estou no setor público há mais de 14 anos e venho pedir pra vocês aqui a confiança do seu voto, da sua família também! Vem com a gente pra poder fazer mais Indaiatuba. Vote dr. Custódio 15″,

disse o candidato.

Como assistir?

Os debates serão transmitidos, ao vivo, nos portais acidade on Campinas e g1 Campinas. Além disso, o embate também terá transmissão pela CBN Campinas, sempre dentro do Estúdio CBN, nos 99,1FM e no canal do Youtube da rádio.

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país, segundo IPC Maps 2020.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Falamansa fará show gratuito em Piracicaba neste domingo; veja horário e local

Candidata à Prefeitura de Piracicaba, professora Bebel, foca em ações de combate à vulnerabilidade social e sustentabilidade

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -