- Publicidade -
PolíticaEleiçõesCandidatos à Prefeitura de Sumaré se enfrentam em debate do Grupo EP; veja vídeo

Candidatos à Prefeitura de Sumaré se enfrentam em debate do Grupo EP; veja vídeo

Evento faz parte de série de debates feitos em pool pelo acidade on Campinas, g1 Campinas e CBN Campinas; debate foi dividido em cinco blocos

- Publicidade -

O acidade on transmitiu, nesta quinta-feira (26), debate entre os candidatos à Prefeitura de Sumaré. Quatro candidatos ao Executivo da cidade participaram do embate, que teve transmissão em pool pelo acidade on Campinas, g1 Campinas e CBN Campinas.

Henrique do Paraíso (Republicanos) informou na manhã de hoje que não participaria do encontro, por ter um compromisso em São Paulo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O evento faz parte da maior cobertura eleitoral da história do Grupo EP, que também vai contar com entrevistas, programas ao vivo, interatividade e verificação dos fatos.

Na semana passada, os candidatos à Prefeitura de Limeira participaram de embateveja aqui. Além disso, concorrentes ao Executivo de Indaiatuba também tiveram debate realizado pelo grupo no dia 12 de setembro assista aqui.

Já no dia 4 de setembro, a candidata à Prefeitura de Americana, Maria Giovana (PDT), participou de uma entrevista ao vivo, após ausência dos demais candidatos no debate, que acabou sendo cancelado veja entrevista na íntegra. O primeiro embate em pool das eleições municipais 2024 aconteceu no dia 29 de agosto, quando os candidatos ao Executivo de Hortolândia também participaram de debate transmitido pelo acidade on – assista aqui.

Quem são os candidatos à Prefeitura de Sumaré

Ana Cléia (Rede)
Idade: 51 anos
Ocupação: professora
Coligação: Psol/Rede
Candidato à vice: Sidney Silva (Psol)

Eder Dalben (Cidadania)
Idade: 42 anos
Ocupação: comerciante
Coligação: PSDB, Cidadania, PP, PSD, PRTB
Candidato à vice: Dr. Rui Macedo (PSDB)

- Publicidade -

Toninho Mineiro (Mobiliza)
Idade: 66 anos
Ocupação: vereador
Coligação: não tem
Candidato à vice: Fininho (Mobiliza)

Willian Souza (PT)
Idade: 37 anos
Ocupação: vereador
Coligação: PT, PC do B, PV, União, PDT, PSB, Avante, PRD
Candidato à vice: Décio Marmirolli (União)

Quais foram as regras do debate de Sumaré?

O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro e quarto blocos, os candidatos se enfrentaram com tema livre. No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas dos jornalistas do grupo EP.

Já no terceiro e quinto blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si, mas com temas escolhidos pela população através de uma enquete no g1. Os temas selecionados foram saúde e mobilidade urbana – veja mais abaixo.

As regras do debate, protocoladas na Justiça Eleitoral, foram definidas em reunião com representantes das candidaturas ao Executivo de Sumaré.

Primeiro bloco

No primeiro bloco, os candidatos fizerem perguntas entre si por livre escolha temática. A decisão sobre qual candidato seria questionado foi feita a partir de um sorteio.

A primeira a perguntar foi a candidata Ana Cléia e a questão foi direcionada para Willian Souza. O questionamento foi sobre proposta do plano de governo relacionada à construção de um hospital municipal em menos de um ano.

A segunda pergunta foi realizada pelo candidato Eder Dalben para Toninho Mineiro, a respeito de mudanças na tributação.

Em seguida, o candidato Toninho Mineiro questionou Eder Dalben sobre aumento do valor do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) na cidade.

A última pergunta do bloco foi feita pelo candidato Willian Souza para Ana Cléia. Souza afirmou que gostaria de fazer a pergunta para o candidato Henrique, que não compareceu ao debate. Ele pediu que Ana Cléia contasse sobre um grande projeto que tem no plano de governo para a cidade de Sumaré.

Segundo bloco

No segundo bloco, os jornalistas do Grupo EP fizeram perguntas aos candidatos.

A primeira candidata a responder foi Ana Cléia e o questionamento foi comentado por Toninho Mineiro. A pergunta foi feita pela jornalista Aline Albuquerque da rádio CBN e abordou a proposta do plano de governo que prevê subsídios para atrair empresas do ramo logístico, com o objetivo de diminuir as taxas de informalidade na cidade.

A segunda pergunta, feita pelo jornalista João Alvarenga, do g1, foi respondida pelo candidato Eder Dalben e comentada por William Souza. A questão abordava proposta de melhoria de captação de água em Sumaré.

O próximo a responder às perguntas dos jornalistas do Grupo EP no debate foi Toninho Mineiro. O comentário foi feito pelo candidato Eder Dalben. A pergunta, feita pelo jornalista Lucas Neri, da CBN, questionou se Mineiro pretende rever a concessão atual da empresa que gerencia a água na cidade.

A quarta pergunta, feita pela jornalista Yasmin Castro, do g1, foi direcionada ao candidato William Souza e comentada por Ana Cléia. A questão abordava medidas para evitar o transbordamento do ribeirão Quilombo durante o período de chuvas.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si por livre escolha. Mas, toda a discussão do bloco foi definida em cima de um único tema, definido pela população por meio de enquete no g1. O tema escolhido pela população de Sumaré foi saúde, com 26% dos votos.

O primeiro candidato a perguntar foi Toninho Mineiro que escolheu William Souza para responder. No questionamento, ele fez críticas à atual gestão de Sumaré.

Em seguida, William Souza realizou uma pergunta com o tema saúde para Eder Dalben. Durante o questionamento, ele também fez críticas ao atual governo da cidade.

A terceira pergunta foi feita por Eder Dalben para a candidata Ana Cléia. Ele abordou quais medidas voltadas para crianças neuroatípicas ela pretende adotar.

O quarto questionamento, sobre qual modelo de saúde adotar na cidade, foi feita pela candidata Ana Cléia para Toninho Mineiro.

Quarto bloco

No quarto bloco, os candidatos debateram entre si com tema livre. O candidato Toninho Mineiro foi o primeiro a perguntar. Ele afirmou que gostaria de perguntar para Henrique do Paraíso, candidato ausente. Por isso, a pergunta foi direcionada para Eder Dalben e questionou se ele concorda com a atual gestão da saúde da cidade.

Pela ordem, a segunda pergunta foi feita pela candidata Ana Cléia para o candidato Willian Souza. A pergunta abordou o que ela acredita que levou Sumaré a altos índices de violência.

A terceira pergunta foi feita por Eder Dalben para Willian Souza. Ele questionou o que o candidato acha sobre a regularização fundiária em Sumaré

Em seguida, a candidata Ana Cléia questionou como Toninho Mineiro pretende garantir melhora do transporte público e da acessibilidade na cidade.

Quinto bloco

Assim como no terceiro bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si por livre escolha. O segundo tema escolhido pela população de Sumaré na enquete do g1 foi mobilidade urbana, com 25% dos votos.

A primeira pergunta foi feita pelo candidato Eder Dalben para Ana Cléia sobre qual é a proposta da candidata para mobilidade sustentável do município.

O segundo candidato a perguntar foi Toninho Mineiro para Eder Dalben. Ele perguntou a respeito da necessidade de recapeamento nas ruas de Sumaré.

O terceiro candidato a perguntar foi Willian Souza para Toninho Mineiro. Ele questionou o candidato sobre quais medidas adotaria a respeito de atrasos nas linhas de ônibus da cidade.

Em seguida, a candidata Ana Cléia questionou o candidato Willian Souza sobre como ele pretende garantir mais segurança para motoboys.

Considerações finais

No final do bloco, os candidatos puderam ainda fazer as considerações finais sobre o porquê merecem ser eleitos. A primeira candidata a falar foi Ana Cléia.

“Eu quero agradecer o espaço democrático, uma pena que o candidato Henrique não esteja presente, porque é a população que perde com isso. Eu prezo na política que as nossas ações tem que ser condizentes com a nossa prática e a falta de estar aqui para poder debater conosco e falar sobre essa prática, diz que realmente não merece o seu voto. Eu sou uma mulher, mãe de cinco filhos, me preparei durante uma vida para estar aqui, criei meus filhos junto com a família, estudei, me preparei e hoje estou aqui capacitada, me sinto uma mulher representando tantas outras, tantas outras Anas, Marias, Joanas, mães, avós, meninas. E estou aqui para trazer a mulher para esse espaço de participação popular, para esse espaço de participação política, para esse espaço de poder, porque a gente quer um poder, mas eu quero poder de serviço, de servir a população e vou fazer o meu melhor. Contem comigo, Ana Cléia, 18”,

finalizou.

Em seguida, foi a vez de o candidato Toninho Mineiro fazer suas considerações finais.

“Minha população amada de Sumaré, quero dizer pra vocês que deu para entender aqui no debate que nós somos a única alternativa de mudança, né? Que as perguntas aqui no debate deu pra entender como que funciona, né? Então, realmente, eu gostaria de pedir pra vocês essa oportunidade de poder administrar essa cidade. Estou totalmente preparado, como colocou aqui do meu lado que eu tenho cinco mandatos de vereador, realmente me orgulho de ter cinco mandatos de vereador e disputar todos os mandatos de vereador e ganhar. Porque nós temos compromisso com a população de Sumaré. E esse compromisso, vou honrar ele, que é sem sombra de dúvidas, devolver pra vocês o que é direito de vocês. Como eu disse agora, o dinheiro não brota do pé da árvore e nem cai do céu. Sai do bolso do contribuinte e diante disso nós vamos conseguir sim construir hospitais que nós falamos, vamos conseguir ter o bilhete único e vamos conseguir ter o Poupatempo. Conto com vocês no dia 6 de outubro. 33, Toninho Mineiro, prefeito”,

disse o candidato.

O terceiro candidato a apresentar as considerações finais foi Éder Dalben.

Queria agradecer a Deus sempre em primeiro lugar. Ao Luiz Dalben, nosso prefeito municipal que nos apoia nessa candidatura, ao deputado Dirceu Dalben que também nos apoia nessa candidatura e falar pra vocês que eu estive como secretário de Serviços, de Obras, de Governo, de Finanças e chefe de Gabinete e adquiri um conhecimento durante todo esse período para poder olhar para vocês e falar que eu não fujo da raia, eu vou estar junto com vocês e estou preparado para ser o prefeito de Sumaré. Élder Dalben, 23, vai manter Sumaré no rumo certo. Mantendo todas as políticas públicas e todos os projetos que foram implementados a partir de 2017 pra gente. Por isso que eu venho aqui pedir seu voto. Élder Dalben, 23”,

finalizou o candidato.

Em seguida, William Souza dez suas considerações finais.

“Lamentar mais uma vez o vice-prefeito não estar presente. Quem não vem pra debate, não tem condições de governar uma cidade. Mas, quero pedir uma oportunidade ao povo de Sumaré de poder cuidar da nossa cidade com muito respeito. Quero dizer do meu vice, do Décio Marmirolli, foi vereador seis mandatos, empresário, um nome tradicional da cidade, uma pessoa de conduta ilibada, de ficha limpa, que ao meu lado tem andado por toda a cidade, construindo um lindo Plano de Governo. Na nossa gestão, seremos dois prefeitos, sem disputa de poder, sem ego, mas com muito orgulho de ser sumareense e cuidar de todo nosso povo. Do Centro à periferia, da periferia ao Centro, a gente quer mudar a história de vida de Sumaré. Mudar de patamar, cuidar das pessoas com respeito, com ação, com coração. Fazer o hospital, o Poupatempo da saúde, escola de tempo integral, tarifa zero e o minha casa, minha vida. Dá a oportunidade pra mim e para o Décio, para a gente poder governar essa cidade junto. Vote William e Décio, vote 13”,

disse o candidato nas considerações finais.

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país, segundo IPC Maps 2020.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Apostas da região ganham bolada na Mega-Sena; veja cidades

Nova Odessa recebe encontro de caminhoneiros com música e exposição; veja local

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -