O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará a próxima sexta-feira (7) em Campinas devido a uma extensa agenda na cidade. A informação é da Secom (Secretaria de Comunicação Social) do governo federal.
Conforme apuração do acidade on, o chefe do Executivo Federal deverá começar os trabalhos às 10h com uma visita ao Sirius (Acelerador de Partículas) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com agenda voltada a assuntos relacionados à ciência nacional.
Já às 15h, deverá se voltar aos temas municipais campineiros, tratando de duas parcerias com a Prefeitura: liberação do financiamento para a tão esperada obras antienchentes, como as de macrodrenagens com financiamento com BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e verba para o BRT.
Em relação ao auxílio para as obras antienchentes, a estimativa é de que auxilie com verbas federais para a construção dos piscinões em áreas de alagamentos crônicos, como a Avenida Princesa d’Oeste, no Jardim Proença, por exemplo.
Além disso, a estimativa é de que seja assinado o contrato de R$ 1 bilhão do financiamento federal para que Campinas possa trocar a frota de ônibus de permissionários.
Serão adquiridos veículos elétricos e convencionais, que serão destinados aos permissionários do Sistema Alternativo. Para tanto haverá “uma linha de financiamento com condições diferenciadas e mais favoráveis”, informou a Prefeitura em 9 de maio, após uma reunião em Brasília com anuncio de parte de investimentos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a Campinas.
A expectativa ainda é de que o encontro de Lula com o prefeito Dário Saadi (Republicanos) ocorra no viaduto recém-inaugurado – que passa na Avenida John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) próximo ao Shopping Parque das Bandeiras.
Retorno de Lula a Campinas
Esta será a primeira vez que Lula voltará a Campinas depois de ter retornado ao Palácio do Planalto. A última visita foi durante a última campanha eleitoral, quando esteve na Unicamp.
Esta será ainda a primeira vez que o presidente se encontrará com o prefeito Dário depois da ‘rusga’ entre ambos em relação às Casas Embriões, de 15 m², que foram construídas pela gestão Saadi na Ocupação Mandela.
O tamanho das casas gerou uma polêmica nacional, à época, com o presidente afirmando que Dário “não era humano e que não entendia de pobre”.
Já o prefeito de Campinas rebateu afirmando que o presidente não conhecia a história da ocupação, que Lula deveria deixar de “politicagem” e que ambos deveriam trabalhar juntos.
São esperados ainda o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o das Relações internacionais, Alexandre Rocha Santos Padilha; o dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Luiz de Almeida; e a Meio Ambiente e Mudança do Clima do Clima, Marina Silva.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba monta unidade para atender apenas pacientes com sintomas gripais e de dengue
Veja previsão do tempo para os próximos 10 dias em Piracicaba