- Publicidade -
PolíticaTRE erra ao informar prisão de prefeito de Hortolândia por boca de urna

TRE erra ao informar prisão de prefeito de Hortolândia por boca de urna

Informação foi divulgada pelo TRE hoje cedo, mas órgão corrigiu o fato

- Publicidade -

 

Fachada do prédio do TRE-SP (Foto: TRE/SP)
Fachada do prédio do TRE-SP (Foto: TRE/SP)

 

Matéria atualizada às 11h30 com a correção do TRE

 

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) errou, ao informar neste domingo (2), a prisão do prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (PL), por boca de urna. Durante a manhã, o órgão favia informado que o prefeito havia sido detido, mas seria liberado após o registro da ocorrência. Por volta de 11h30, no entanto, o TRE corrigiu o fato. 

“Em vez do que foi comunicado, o prefeito detido pela suposta prática de “boca de urna” é de Bocaina, e não de Hortolândia”, informou a nota (confira o texto na íntegra abaixo). 

A assessoria da Prefeitura desde cedo negou por telefone que Zezé foi preso e informou que o político estava na fila para votar na Escola Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, no bairro Chácaras Fazenda Coelho. 

A boca de urna, que é quando uma pessoa faz propaganda de um candidato no dia da eleição, é um crime eleitoral. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quem é pego fazendo boca de urna está sujeito à pena de detenção, que pode variar de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15,9 mil.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Eleições levam 878 mil pessoas às urnas em Campinas neste domingo

Confira a ordem de votação nas eleições deste ano

Após a confusão, o prefeito de Hortolândia atendeu a imprensa em frente a Escola Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, onde votou pela manhã. “Nós vamos pedir reparação de tudo isso. Com certeza. Eu estou surpreso com isso (notícia da prisão), estava votando quando chegou a notícia”, disse Zezé Gomes.
 

VEJA A NOTA COMPLETA DO TRE

“Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, o prefeito de Hortolândia não foi detido por realização de boca de urna. Quem foi detido na manhã deste domingo (2) foi o prefeito de Bocaina (SP), Marco Antonio Giro (DEM), conhecido como Pipoca, por realização de boca de urna perto de um local de votação, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Ele foi flagrado pelo chefe do cartório eleitoral e pelo juiz eleitoral Alexandre Vicioli perto da Escola Municipal Santa Rita de Cássia distribuindo ‘santinhos’. Com ele, também foram encontrados alguns adesivos com propaganda eleitoral. Todo o material foi apreendido.

O prefeito foi conduzido à delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência por infração ao delito tipificado no artigo 39, parágrafo 5º, inciso III, da Lei 9.504 de 1997″, informou o órgão.
 

LEIA MAIS

Qual a ordem de votação nas eleições deste ano? Confira como votar

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -