- Publicidade -
PolíticaTSE: Cármen Lúcia toma posse como ministra efetiva

TSE: Cármen Lúcia toma posse como ministra efetiva

Na semana passada, o ministro Edson Fachin, que ocupava a presidência do tribunal, deixou o cargo

- Publicidade -
Ministra Cármem Lúcia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ministra Cármem Lúcia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), tomou posse na manhã de hoje (25) como ministra efetiva do TSE (Tribunal Superior Eleitora), órgão responsável pela realização das eleições. A ministra já participa da sessão plenária desta quinta-feira. Cármen Lúcia foi eleita ontem (24) pelo Supremo para ocupar o cargo de ministra efetiva do TSE.

A votação foi de forma simbólica pelo plenário do STF. Na semana passada, o ministro Edson Fachin, que ocupava a presidência do tribunal, deixou o cargo, abrindo uma vaga de membro efetivo. Cármen Lúcia já ocupava uma vaga de ministra substituta.

As cadeiras efetivas do STF no tribunal eleitoral também são ocupadas pelo presidente, Alexandre de Moraes, e o vice-presidente, Ricardo Lewandowski. O TSE é composto por sete ministros titulares, sendo três do STF, dois do STJ e dois membros da advocacia, nomeados pelo presidente da República.

LEIA TAMBÉM

Unicamp abre inscrições para 1 mil vagas remanescentes; veja quem pode se inscrever

Remoção de árvore volta a fechar acesso da Zeferino Vaz para Paulínia

 

- Publicidade -

ELEIÇÕES

O TSE informou ontem (24) que a Justiça Eleitoral recebeu 1.330 denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o país. As irregularidades foram detectadas durante a primeira semana da campanha, entre 16 e 23 deste mês. As denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta digital criada em 2014, que permite ao cidadão denunciar reclamações contras as campanhas. Após o recebimento, as queixas serão enviadas ao MPE (Ministério Público Eleitoral).

De acordo com os dados, foram recebidas 425 denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 355 a deputado federal, 100 a governador e 249 a presidente da República. O maior número de denúncias foi registrado na Região Sudeste (438), seguido pelas regiões Nordeste (367), Sul (245), Centro-Oeste (177) e Norte (103).

O aplicativo Pardal está disponível nas lojas virtuais Apple Store e Google Play ou por meio do site do TSE. Pela plataforma também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.

LEIA MAIS

Sentir dores extremas na relação sexual não é normal; entenda
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -