As urnas que serão usadas amanhã (30) no segundo turno das eleições em Campinas começaram a ser entregues na manhã deste sábado (29). O transporte foi feito entre o Palácio da Justiça e os 263 locais de votação da cidade. Durante a manhã, os funcionários da Justiça Eleitoral também fizeram a vistoria de véspera nas urnas de contingência, usadas para substituir equipamentos com problemas.
Logo cedo, os carros de cada zona eleitoral de Campinas saíram aos poucos do Palácio da Justiça, sede da Justiça Eleitoral no Centro de Campinas, em direção a escolas e faculdades. A saída, o trajeto e a chegada aconteceram sob a escolta da GM (Guarda Municipal) ou da PM (Polícia Militar). As duas corporações, inclusive, programaram operações especiais de segurança para este domingo.
Ao todo, cerca de 2.500 urnas serão usadas amanhã pelos mais de 878 mil eleitores da cidade. Nos locais de votação, os equipamentos foram testados, desligados e só voltarão a ser ativados pelos mesários responsáveis no início da manhã. Já as urnas de contingência serão mantidas no Palácio da Justiça e ficarão à disposição caso haja necessidade de alguma substituição.
LEIA TAMBÉM
Bolsonaro e Lula focam em troca de acusações em debate e deixam propostas de lado
Saiba como votar fora da área de residência
PRAZO PARA O E-TÍTULO
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) alerta aos eleitores que termina neste sábado, véspera do segundo turno, o prazo para download e atualização do e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão em papel do título de eleito (veja como baixar o aplicativo abaixo).
A orientação do TSE é de que o eleitorado siga as regras de utilização e baixe ou atualize o e-Título o quanto antes, para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora.
CONFIRA PASSO A PASSO
O Download do e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.
“É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações são cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral”, explica o TSE.
Segundo o tribunal, eleitores que já têm o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o app atualizado e que dificuldades costumam ser resolvidas com a reinstalação do aplicativo. Porém, a orientação é que eleitores não deixem para a última hora, pois no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do app (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).
LEIA MAIS