- Publicidade -
PolíticaVeja resultados das duas novas pesquisas eleitorais divulgadas nesta quarta-feira

Veja resultados das duas novas pesquisas eleitorais divulgadas nesta quarta-feira

Em ambos os levantamentos, Lula e Bolsonaro lideram em 1º e 2º lugar, respectivamente

- Publicidade -

 

Lula e Bolsonaram lideram intenções de voto para a Presidência (Foto: Reprodução)
Lula e Bolsonaram lideram intenções de voto para a Presidência (Foto: Reprodução)

Duas novas pesquisas eleitorais, que mostram as intenções de voto para a Presidência do Brasil, foram divulgadas nesta quarta-feira, feriado de 7 de setembro. Foram divulgadas as análises da pesquisa PoderData e da Genial/Quaest. Em ambos os levantamentos, Lula e Bolsonaro lideram em 1º e 2º lugar, respectivamente.

PODERDATA: 

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto com 43% das intenções de voto, segundo a nova rodada da pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 7. A segunda posição é do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), com 37%. Os números refletem o cenário eleitoral pré-7 de setembro.

Em comparação com o levantamento anterior, divulgado no dia 31 de agosto, o petista oscilou um ponto para baixo, indo de 44% para 43%, enquanto o atual presidente oscilou um ponto para cima, indo de 36% para 37%.

 

LEIA MAIS

- Publicidade -

Campinas tem atos contra e a favor de Bolsonaro no Centro durante 7 de setembro

7 de setembro: Bolsonaro cita 1964 e ano do impeachment de Dilma em fala de ‘bem contra o mal’

 

As duas movimentações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos porcentuais. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB), 5%.Os outros candidatos citados pela pesquisa não pontuaram.

Brancos e nulos somam 3% e 2% disseram não saber em quem votar. O PoderData consultou 3.500 eleitores por telefone entre os dias 4 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-03760/2022.

GENIAL/QUAEST

Já a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 7, mostra que, no primeiro turno, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula 44% das intenções de voto, contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%. A diferença de 10 pontos porcentuais (pp) entre ambos é a menor na série histórica do levantamento, além de mostrar o maior nível de intenções de voto de Bolsonaro.

Em comparação à última pesquisa divulgada, em 31 de agosto, Lula manteve a porcentagem, enquanto Bolsonaro avançou 2 pontos porcentuais. O candidato Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente 1 pp, e agora se consolida com 7% dos votos no primeiro turno. Já Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente 1 pp, com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) também oscilaram 1 pp positivamente e somam 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Votos em branco e nulos são 5% e 4% dizem que não irão votar.

Essa foi a primeira pesquisa Genial/Quaest depois do início da propaganda de rádio e TV, do debate entre os candidatos na Band e do pagamento da primeira parcela do Auxílio Brasil de R$ 600.

Votos definitivos

Questionados sobre a definição dos votos, 69% dos eleitores entrevistados afirmam que não pretendem mudar de candidato até outubro, contra 65% do levantamento anterior. Já 28% afirmaram que podem mudar, contra 33% da pesquisa passada.

Entre os candidatos, 78% dos eleitores de Lula e 81% dos de Bolsonaro disseram que não pretendem mudar suas decisões. Os eleitores do Lula oscilaram 2 pp positivamente, enquanto os de Bolsonaro cresceram 6 pp.

Segundo turno

Lula manteve as simulações de segundo turno, com 51% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro avançou 2 pp em relação ao levantamento anterior, agora com 39%.

Questionados sobre quem seus candidatos devem apoiar se não chegar ao segundo turno, 56% dos eleitores de Ciro acham que o pedetista deveria apoiar Lula, 17% Bolsonaro e 22% nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 41% acreditam que a emedebista deveria declarar apoio a Lula, 22% em Bolsonaro, e 35% em nenhum dos dois.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 1º e 4 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 Estados. O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-00807/2022.

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -