Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições, os mais de 878 mil eleitores de Campinas poderão votar neste domingo (30) das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Ao todo, a cidade conta com 263 locais de votação, entre colégios e faculdades. Para isso, cerca de 2.500 urnas eletrônicas serão usadas.
Durante a manhã deste sábado (29), todos os equipamentos foram levados até os endereços espalhados pela cidade. O transporte a partir do Palácio da Justiça foi acompanhado pela PM (Polícia Militar) e a GM (Guarda Municipal). As urnas de contingência também preparadas na sede da Justiça Eleitoral no município.
Para tirar as dúvidas sobre o segundo turno, o acidade on Campinas preparou este guia com os endereços de todos os locais de votação, o que levar para conseguir votar e até mesmo a previsão do tempo para as eleições amanhã.
ONDE VOTAR?
Campinas conta com sete zonas eleitorais. Para consultar onde votar, é necessário acessar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e escolher entre as opções de busca, por nome ou pelo número do título. Os endereços de todos os locais também podem ser conferidos neste link do acidade on Campinas.
O QUE LEVAR?
Apontados como um dos principais motivos para o registro de filas no primeiro turno das eleições, os testes de biometria feitos antes da votação na ocasião não será repetidos no segundo turno. A informação foi confirmada oficialmente em um comunicado emitido pelo próprio TSE.
Segundo o órgão, “a medida dispensará o deslocamento da pessoa para uma nova coleta de dados biométricos”, já que os procedimentos feitos no início do mês com quem não havia realizado o cadastro serviram para adicionar os novos dados ao Bioex (Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos).
No entanto, quem não realizou o cadastro biométrico não precisa se preocupar. Todos que estiverem com o título regular podem votar, mesmo que não tenham biometria coletada pela Justiça Eleitoral. Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:
- E-Título (título de eleitor em meio digital; se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto)
- Carteira de identidade
- Identidade social
- Passaporte
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- Carteira nacional de habilitação
O TSE ressalta que não é obrigatório apresentar o título eleitoral para votar.
VAI CHOVER NAS ELEIÇÕES?
Depois de atingir índices entre 19°C e 30°C neste sábado, os termômetros devem ter mínima de 19°C e máxima de 31°C amanhã. Apesar de prever períodos prolongados de sol entre nuvens entre a manhã e a tarde durante a votação, o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp prevê uma mudança drástica no final da tarde.
“A expectativa para chuva e temporais é para o final da tarde e ao longo da noite, podendo apresentar características de tempo severo”, detalha o texto.
TIRE SUAS DÚVIDAS
Confira uma lista de links úteis da acidade on Campinas sobre as eleições:
Justiça Eleitoral emite zerésima e mostra que não há nenhum voto no sistema
TSE tem sistema de checagem de fake news em tempo real
Segundo turno: termina hoje prazo para baixar e-Título, alerta TSE
Veja como será operação especial de segurança para o 2º turno em Campinas
Quais candidatos serão votados no 2º turno das eleições?
Não votei no 1º turno, e agora? Veja o que fazer e quem pode votar no 2º turno
Confira o passo a passo para justificar voto no e-Título
Ainda não sabe em quem votar para presidente? Confira as propostas de Lula e Bolsonaro
Entenda como funciona o voto nulo ou branco nas eleições
Eleições 2022: o que é proibido no dia da votação? Veja lista
Venda e consumo de bebidas é proibido no dia da eleição? Entenda
Saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo nas eleições
Como funciona o processo eleitoral brasileiro? Entenda
Voto nulo ou branco anula votação para presidente? Entenda como funciona
Eleições 2022: Quase um quarto dos eleitores de Campinas são idosos
Título de eleitor não é mais obrigatório para votar no Brasil; entenda