Os vereadores de Campinas aprovaram de forma unânime na sessão desta segunda-feira (21) o PL (projeto de lei) que obriga a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) a divulgar mensalmente os dados dos radares espalhados da cidade. Atualmente, o órgão responsável pelo trânsito da cidade divulga os balanços sobre as vias anualmente.
Proposto pelo vereador Zé Carlos (PSB), o texto impõe que os detalhes sejam divulgados no site da empresa através de uma “lista com número de autuações realizadas nos locais onde mais incidiram ocorrências de trânsito no período”. Se aprovada, a medida terá que ser sancionada pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) para ser regulamentada e ter validade.
“Quando instalou os radares na John Boyd Dunlop, a Emdec justificou a necessidade deles em uma apresentação na qual mostrou os locais onde havia mais acidentes e ocorrências. Queremos que isso seja feito em todos os locais, uma vez que o caráter das multas é educativo e não punitivo. Se as pessoas sabem onde ocorrem problemas, podem ser cautelosas”, diz Zé Carlos.
Projeto sobre vacinação
Em 1ª análise, também foi aprovado o PL do vereador Luiz Cirilo (PSDB). A ideia é alterar a “lei que obriga os pais de crianças em idade de vacinação, ou seus responsáveis, a apresentar no ato da matrícula nas escolas a caderneta de saúde da criança contendo o registro da aplicação das vacinas obrigatórias à idade”. Depois de aprovado, o texto será discutido agora de forma definitiva.