Os vereadores de Campinas votam nesta quarta-feira (20) um projeto de lei que concede gratuidade de tarifa de ônibus a estudantes que forem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) durante os dias de prova. De acordo com a proposta do vereador Rubens Gás (PSB), se aprovada, a medida será válida no período das 9h às 13h e das 18h às 21h.
Para ter direito a gratuidade, o estudante terá que apresentar o comprovante de inscrição no Enem em que constem o nome do inscrito e as informações da aplicação das provas, além de um documento pessoal com foto.
LEIA TAMBÉM
Lula: mudança climática e desigualdade são principais desafios globais
Lula abre assembleia geral da ONU em Nova York nesta terça
“As despesas decorrentes da execução desta Lei Complementar correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário”, informa trecho do projeto de lei.
A votação desde quarta será em primeira análise. Para entrar em vigor, o projeto ainda terá que ser votado em segunda discussão, antes de ser sancionado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos).
“O Enem é o maior exame educacional do Brasil e é de extrema importância para os estudantes que se preparam para o ingresso no ensino superior. Considerando a importância deste momento e também o fato de que muitos dos candidatos não possuem fonte de renda e necessitam do transporte público municipal para se locomover e chegar até o local de prova, é justo que não paguem tarifa nesta ocasião”, acrescenta o vereador Rubens Gás.
Nomeação para cargos
Também em primeira análise está um projeto de lei do vereador Zé Carlos (PSB) que veda a nomeação de agressores de idosos, crianças e adolescentes para cargos em comissão da Administração Pública da cidade.
De acordo com a proposta, a decisão será tomada a partir da condenação em decisão transitada em julgado, válida até o comprovado cumprimento da pena.
“Sendo o Estado responsável pelo enfrentamento à violência contra idosos, crianças e adolescentes, e atendendo ao dispoto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e no Estado do Idoso, este projeto visa à continuação da luta contra a violência”, diz trecho da justificativo da proposta.
A sessão
A sessão será aberta às 18h, no Plenário do Legislativo, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, bairro Ponte Preta. Quem não puder acompanhar presencialmente tem como opção assistir à reunião pela TV Câmara Campinas, em sinal digital 11.3 ou pelo canal 4 da NET Campinas ou 9 da Vivo Fibra – com retransmissão simultânea no pelas fanpages da Casa e da TV no Facebook, Youtube e no streaming na capa do site oficial.
LEIA MAIS
Crescem ofertas de emprego no setor de TI no Brasil