- Publicidade -
saudeAtendimento no PS do HC da Unicamp tem alta de 43%; perda de convênio médico é apontado como motivo

Atendimento no PS do HC da Unicamp tem alta de 43%; perda de convênio médico é apontado como motivo

Situação fica mais complicada porque pacientes estão com cadastro desatualizado; veja principais atendimentos feitos

- Publicidade -
Entrada de HC da Unicamp (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Entrada de HC da Unicamp (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

O atendimento no PS (Pronto-Socorro) do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp registrou alta de 43%, de acordo com dados divulgados pela gestão da unidade. A perda de convênio médico, por conta da crise econômica, é apontada como principal motivo para a alta.

Além disso, a situação fica ainda mais complicada por que muitos pacientes estão com o cadastro desatualizado – o que gera uma demora extra no setor de atendimento do HC. “Infelizmente isso acontece com muita frequência. Às vezes, precisamos convocar para algum evento, as pessoas estão na lista de espera, e não conseguimos o contato”, disse a enfermeira Elenita Castro.

- Publicidade -

A superintendente do HC da Unicamp Elaine Cristina Ataide explica como manter o cadastro atualizado: “A orientação é: sempre que possível, vindo em consultas, passar nos guichês para fazer a atualização o cadastro antes que voltem para casa. Isso, de maneira presencial, acaba sendo mais fácil, não despende muito tempo e torna o acesso ao paciente, aos cuidados que podemos oferecer, muito melhor”, disse.

OUTROS FATORES

Outro fator foi o período mais crítico da pandemia de covid-19, que afetou pacientes com patologias mais graves. Após se isolarem para evitar contaminação, essas pessoas agora voltam às consultas.

Dados mostram que o aumento de atendimentos na urgência e emergência no PS saltou de 5.100 em 2019 para 7.300 em 2022. As principais causas dos atendimentos registrado no HC, da Unicamp são:

  • cardiologia
  • neurologia
  • ortopedia
  • cirurgias de urgência (tumores, abdome agudo informatorio)

DEMORA NO ATENDIMENTO

- Publicidade -

A situação de demora no atendimento tem sido notada pelo pacientes e acompanhantes. “Trouxe meu neto, ele estava passando mal de manhã… Ao longos dos anos piorou, né? Piorou bastante”, disse a cozinheira Tânia Paiva.

Para a dona de casa Marina Ferreira da Rocha, a lotaçao do HC da Unicamp assustou. “Trouxe a minha mãe, no pronto-atendimento. Até assustei. Está muito lotado. Ela até passou pela enfermagem, porque antes do atendimento a gente passa pela enfermagem, né?”, disse.

Perda de convênio é apontada como motivo de alta de atendimento em hospital (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Perda de convênio é apontada como motivo de alta de atendimento em hospital (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -