- Publicidade -
saudePesquisa de Campinas mostra que escovas de dente podem ser contaminadas por bactérias; veja cuidados

Pesquisa de Campinas mostra que escovas de dente podem ser contaminadas por bactérias; veja cuidados

Estudo da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas diz que objetos deixados no banheiro podem afetar o estado de saúde de pessoas com doenças

- Publicidade -
Pesquisador aponta cuidados para manter escovas de dente limpas (Foto: Reprodução/EPTV)
Pesquisador aponta cuidados para manter escovas de dente limpas (Foto: Reprodução/EPTV)

Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas mostrou que escovas de dente não higienizadas ou deixadas sem proteção no banheiro podem ser contaminadas por bactérias que causam cáries ou pioram o estado de saúde de pessoas com doenças ou imunossuprimidas.

O estudo analisou quatro tipos de escovas: a nova, a usada e exposta no banheiro, aquela que ficou com a proteção plástica e uma escova higienizada e protegida pelo protetor de cerdas. Com isso, os pesquisadores concluíram que a última teve uma contaminação muito menor – veja como fazer a higienização abaixo.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Dengue: vacina do Butantan alcança 79,6% de eficácia em testes

Campinas confirma novo caso de varíola dos macacos e chega a 95

 

CONTAMINAÇÃO

- Publicidade -

As bactérias encontradas nas escovas foram Staphylococcus aureus, comum em infeccções hospitalares, e a Escherichia coli, encontrada em fezes, e a Streptococcus mutans, que causa cáries. Com isso, em vez de limpar os dentes, a escova pode resultar em contaminação do usuário.

VEJA COMO HIGIENIZAR A ESCOVA

O professor e pesquisador da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas, Carlos Eduardo Fontana, explicou como a higienização das escovas deve ser feita. Primeiro, é necessário fazer uma limpeza mecânica debaixo de água corrente.

Em seguida, é recomendado deixar a escova, ao menos, 30 segundos em um enxaguatório bucal de escolha do paciente. Após esse período, o objeto deve passar novamente por limpeza na água corrente.

Se possível, o paciente ainda deve remover o excesso de água com uma toalha que não seja aquela que ele usa para limpar as mãos e o rosto no banheiro. Por fim, a escova está pronta para ser protegida pelo protetor de cerdas.

LEIA MAIS

Varíola dos Macacos pode causar até cegueira; entenda

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -