- Publicidade -
saudeXBB.1.5: Variante da ômicron é identificada em paciente de Indaiatuba

XBB.1.5: Variante da ômicron é identificada em paciente de Indaiatuba

Vigilância Sanitária Estadual foi comunicada nesta quinta-feira (5) e amostra seria de novembro

- Publicidade -
Variante da ômicron é identificada em paciente de Indaiatuba (Foto: Divulgação)
Variante da ômicron é identificada em paciente de Indaiatuba (Foto: Divulgação)

A Rede de Saúde Integrada Dasa identificou o primeiro caso da XBB.1.5, variante da ômicron, em uma paciente, de 54 anos, de Indaiatuba. De acordo com o laboratório, a amostra seria de novembro de 2022. Além disso, a Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo foi notificada nesta quinta-feira (5) sobre o caso. Detalhes sobre o estado de saúde da paciente não foram informados.

“A Dasa, através do seu projeto de monitoramento genômico do vírus SARS-Cov-2, o Genov, identificou em uma amostra de novembro de 2022. A paciente é de Indaiatuba/SP […] A Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo já foi notificada, assim como a amostra se encontra no GISAID, o repositório mundial de sequenciamento”, destaca nota da instituição.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a variante XBB.1.5 pode ser a “subvariante mais transmissível da Ômicron até o momento”.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Covid-19: Saúde recomenda reforço a crianças a partir de 5 anos

Grupos prioritários terão vacinação anual contra covid-19; planeja Ministério da Saúde

 

“A coleta foi feita em um dos laboratórios da rede Dasa. O tempo entre a coleta e comunicação existe pois é preciso fazer o sequenciamento genético das amostras e isso demanda tempo”, diz nota da assessoria da rede de saúde.

- Publicidade -

Em nota, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) afirmou que mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual. “A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e, no momento, um caso da variante XBB.1.5 foi confirmado por um laboratório particular e está sob acompanhamento junto ao município de origem”.

Além disso, a secretaria pontuou que as medidas de combate ao coronavírus seguem sendo essenciais, como a higienização das mãos e a vacinação contra a Covid-19.

DETALHES DA VARIANTE

A XBB.1.5 é uma ramificação da variante ômicron, que é a dominante no mundo atualmente. Ela superou as variantes anteriores de coronavírus, sendo Alfa, Beta, Gamma e Delta, desde que surgiu no final de 2021. Também acredita-se que os sintomas de XBB.1.5 sejam semelhantes aos das cepas anteriores. A maioria das pessoas apresenta sintomas semelhantes aos do resfriado.

LEIA MAIS

Internet das coisas pode ajudar as empresas no avanço da automação 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -