- Publicidade -
vacinasÁguas de Lindoia registra baixo índice de vacinação infantil

Águas de Lindoia registra baixo índice de vacinação infantil

Segundo levantamento, crianças de 5 anos de idade possuem o percentual mais baixo de imunização, com 21%; Saúde alerta sobre importância da vacina

- Publicidade -

Águas de Lindoia alerta sobre índice baixo de vacinação infantil (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Águas de Lindoia divulgou um balanço que aponta que apenas uma em cada três crianças foi vacinada contra a covid-19 na estância hidromineral até o momento. De acordo com os dados do levantamento, as crianças de 5 anos de idade possuem o índice mais baixo de imunização, com apenas 21% dos munícipes vacinados.

- Publicidade -

Em contrapartida, as crianças de 11 anos de idade têm a maior cobertura vacinal na cidade, com 110 moradores imunizados, o que representa um percentual de 43% das pessoas nesta faixa etária, segundo estimativa da prefeitura. Confira os detalhes abaixo.

Vacinação infantil

*5 anos de idade – Estimativa de 201 moradores/ 42 vacinados: 21%;
*6 anos de idade – Estimativa de 208 moradores/ 55 vacinados: 26%;
*7 anos de idade – Estimativa de 214 moradores/ 63 vacinados: 29%;
*8 anos de idade – Estimativa de 219 moradores/ 69 vacinados: 32%;
*9 anos de idade – Estimativa de 235 moradores/ 84 vacinados: 36%;
*10 anos de idade – Estimativa de 246 moradores/ 79 vacinados: 32%;
*11 anos de idade – Estimativa de 255 moradores/ 110 vacinados: 43%.

Segundo dados levantados pela Secretaria de Saúde, em quase duas semanas de vacinação disponível para crianças, apenas 33% compareceram para tomar a dose. Do total de 1,5 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos contabilizadas no município, apenas 502 haviam sido vacinadas até a última quarta-feira (9). No Estado de São Paulo, a média de comparecimento de crianças nesta faixa etária está acima de 50%.

Faltosos

- Publicidade -

Além disso, a Secretaria de Saúde da cidade também está preocupada com o número de adultos e adolescentes faltosos para as segundas e terceiras doses. Em Águas de Lindoia, 56 pessoas morreram em decorrência da doença desde o início da pandemia. Somente em 2022, foram três óbitos, sendo dois deles de pessoas que não tomaram nenhuma dose ou estavam com dose em atraso.

De acordo com um balanço, há mais de 4,6 mil pessoas que não compareceram para a terceira dose da vacina contra a covid-19, e 194 pessoas que já poderiam ter tomado a dose adicional da Janssen e não foram até o local de vacinação.

No caso da segunda dose, o número de faltosos é menor, sendo 548 pessoas. Deste total, a prefeitura informa que os ausentes estão distribuídos da seguinte forma: 228 da Pfizer, 186 da Coronavac/Butantan e 134 da Fiocruz/Astrazeneca.

“É importante que todos permaneçam protegidos pela vacina, que tem comprovação científica de eficácia sem efeitos colaterais que coloquem a vida das pessoas em risco. O aumento no número de casos graves nos preocupa e pode piorar muito caso as pessoas não compareçam para se vacinar”, afirma a enfermeira Ana Paula Sanches, responsável pela campanha de vacinação no município.

Vacinação

A Secretaria de Saúde informou que irá estender a campanha de vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade neste sábado (12), das 9h às 13h. Para receber a dose, é necessário realizar um cadastro no site Vacina Já.

No local de vacinação, ainda é preciso apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento, além do CPF da criança.

Para as crianças que ainda não têm CPF, pais e responsáveis deverão comparecer à agência dos Correios munidos dos documentos do menor para fazer a solicitação. Os menores que não comparecerem com seus responsáveis legais devem apresentar a carta de assentimento assinada pelo responsável, sendo que o documento está disponível no site da prefeitura.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -