- Publicidade -
vacinasHospital da PUC recruta voluntários para teste de 2ª dose da vacina da Johnson

Hospital da PUC recruta voluntários para teste de 2ª dose da vacina da Johnson

Interessados podem fazer cadastro a partir desta segunda-feira

- Publicidade -

Aplicação da vacina da Janssen em Campinas. (Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas)

O Hospital PUC Campinas começa nesta segunda-feira (4) a recrutar voluntários para testar a eficácia da segunda dose da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson.

- Publicidade -

Nesse novo teste, os interessados devem ter entre 18 e 58 anos e não podem ter recebido ainda qualquer imunizante contra a doença. As inscrições estarão disponíveis no site do Hospital PUC Campinas a partir das 8h. A expectativa é que cerca de 150 a 200 pessoas sejam chamadas para o teste.

Diferentemente dos demais testes em andamento, nessa pesquisa todos os voluntários receberão a vacina, e não haverá a aplicação de placebo. O procedimento foi autorizado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), e visa identificar se a segunda dose aumenta ainda mais proteção contra o vírus.  

Atualmente, o imunizante fabricado pela Janssen, braço farmacêutico da empresa norte-americana, é ofertado apenas em dose única. A Johnson & Johnson anunciou que a vacina teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves de covid-19. Considerados apenas os casos graves, o nível de proteção foi de 85%.  

“Serão duas doses no intervalo de 60 dias e esse acompanhamento será feito durante dois anos. Queremos ver se com duas doses a proteção é mais robusta”, explicou o diretor do Hospital PUC-Campinas, Danilo Villagelin. 

Não indicado para mulheres grávidas, pessoas que estão passando por quimioterapia ou tenham histórico de trombose.

- Publicidade -

Além do Brasil, pesquisas sobre a segunda dose da vacina da Janssen também estão sendo conduzidas em outros países.

PESQUISAS 

Esse será a segunda pesquisa feita pelo hospital. A primeira pesquisa com a vacina da Janssen reuniu 417 voluntários da região de Campinas. No centro de pesquisa clínica do hospital foram mais de seis mil inscritos. Dos vacinados, 35% têm mais de 60 anos. Ao todo, no Brasil, 7.560 pessoas participaram dos ensaios

A vacina da Johnson e Johnson é uma das quatro aprovadas no Brasil. As outras são a Oxford/Astrazeneca, a da Pfizer-BioNTech e a da Sinovac/Coronavac.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -