- Publicidade -
Esportes10.000m masculino: confira quem são os favoritos à medalha

10.000m masculino: confira quem são os favoritos à medalha

Confira quem são os atletas destaques dos 10.000 metros masculino nas Olimpíadas de Tóquio

- Publicidade -

Nijel Amos in the heats of Selemon Barega wins the 10,000m at the Olympic Games in Tokyo (© Christel Saneh)

Com poucos homens na história a vencer a prova em dois jogos olímpicos, destaque para o britânico Mo Farah, que não estará nos jogos, um novo campeão será coroado em Tóquio, pela primeira vez após duas edições dos jogos.  

- Publicidade -

Vale destacar que o último representante brasileiro na prova foi Ronaldo da Costa, nos jogos olímpicos de Atlanta, em 1996.   

Em Tóquio, um país africano será o grande destaque, sem muitas surpresas se fosse o Quênia ou Etiópia, mas dessa vez o continente será representado por Uganda, mais precisamente por dois guerreiros da melhor qualidade, o recordista mundial Joshua Cheptegei e o líder mundial Jacob Kiplimo se apresentam para a missão. Será briga de gigantes e candidatos a destaque do atletismo nos jogos e quem sabe até da olimpíada como um todo.  

A prova será responsável pela primeira premiação do atletismo nos Jogos de Tóquio, após as 25 voltas na pista de atletismo no dia 30 de julho, primeiro dia do atletismo.  

Na última edição dos jogos em Tóquio, em 1964, Billy Mills, um nativo americano foi o protagonista da prova ao se tornar hoje o único atleta dos EUA a vencer o evento.  

Farah, que já pode ser considerado uma lenda da prova ao vencer em duas edições, os 5.000 mil e os 10.000m nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016, e o terceiro a vencer os 10.000m em duas edições, ficou fora por não conseguir os índices para entrar na seleção britânica de Tóquio. Os outros dois foram os etíopes Haile Gebrselassie em 1996-2000 e Kenenisa Bekele em 2004-2008 ( Bekele estará na disputa da maratona em Tóquio)  

- Publicidade -

O desafio dos 10.000 metros da Etiópia é liderado por Barega e Yomif Kejelcha, os medalhistas mundiais de prata com mais de 5.000 e 10.000 metros, respectivamente. Selemon Barega, da Etiópia, que correu o segundo melhor tempo deste ano de 26: 49,51 no dia 08 de junho, pode dar trabalho aos atletas de Uganda..  

O Quênia, por incrível que pareça, não ganha medalha de ouro na prova há um bom tempo, o último título veio com Naftali Temu nos Jogos de 1968, na Cidade do México. A chance do país em Tóquio sofreu um golpe, quando o medalhista de prata mundial de 2015, Geoffrey Kamworor, foi forçado a desistir devido a uma lesão no tornozelo. Seu lugar agora será preenchido pelo medalhista mundial de bronze Rhonex Kipruto, enquanto os outros candidatos quenianos são Rodgers Kwemoi, que terminou em quarto lugar em Doha, e Weldon Kipkirui Langat.  

Os participantes dos EUA são Woody Kincaid, Grant Fisher e Joe Klecker. Eles terminaram 1-2-3 nos EUA Trials, com Kincaid realizando uma volta final alucinante para vencer em 27: 53,62.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress