- Publicidade -
CotidianoApós mortes de 18 patos em lago de Limeira, governo estadual é notificado; entenda o caso

Após mortes de 18 patos em lago de Limeira, governo estadual é notificado; entenda o caso

Segundo a Prefeitura, ainda não se sabe a causa das mortes. Só no início desta semana, três animais foram encontrados sem vida no local

- Publicidade -

A morte de patos que vivem no lago do Bosque Maria Thereza, em Limeira, tem chamado atenção e causado preocupação nos moradores e frequentadores do espaço. Segundo a Prefeitura da cidade, cerca de 18 aves foram encontradas sem vida no local neste mês. Somente nesta semana, três mortes foram registradas pela Administração municipal. (entenda mais abaixo o caso completo)

Para a investigação do caso, o governo estadual foi notificado, pois cabe à secretaria Estadual do Meio Ambiente a responsabilidade do manejo deste animal, de característica silvestre.

- Publicidade -

Até o momento, ainda não se sabe a causa das mortes, já que a necropsia dos corpos dos animais não apresentou nenhuma alteração que indique uma doença, de acordo com a Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).

Veja o que se sabe sobre a morte dos patos em Limeira

No início de abril, foram constatadas 15 mortes de patos na lagoa do Bosque Maria Thereza. Na ocasião, a secretaria do Meio Ambiente realizou uma análise da água, para saber se havia vazamento de esgoto na lagoa.

Registro de patos mortos na lagoa feito pela equipe da EPTV no dia 16 de abril (Foto: EPTV)

O laudo apresentou um resultado negativo, o que demonstrou que a lagoa estava com condições adequadas. Além disso, foi feito procedimento de necropsia em uma das aves e nada foi constatado, segundo a secretaria.

No início desta semana, a situação voltou a ocorrer, com a morte de outros três patos.

“O aspecto migratório da ave dificulta saber se os animais mortos agora já estavam na lagoa quando da ocorrência do início do mês”, relata o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo Belussi.

O secretário afirma que o EDA (Escritório de Defesa Agropecuária), órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foi notificado. Técnicos se dirigiram na quarta-feira (24) ao bosque e constataram que não existem animais da mesma espécie doentes, o que dificultou apontar qualquer diagnóstico.

- Publicidade -

Em relação ao aspecto migratório, na semana passada haviam 16 patos na lagoa e hoje apenas seis se encontram no local.

As secretarias Municipal do Meio Ambiente e a Estadual, por meio do EDA, permanecem de alerta monitorando a situação.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS

O que fazer em Campinas? Shows de Lagum, Ney Matogrosso e ainda festival de churrasco; veja opções

Calor e nova frente fria: veja previsão do tempo para o interior de SP

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -