- Publicidade -
CotidianoGreve dos servidores em Limeira chega ao fim; veja quais foram os reajustes

Greve dos servidores em Limeira chega ao fim; veja quais foram os reajustes

A categoria estava em greve desde o dia 19 de março e reivindicava melhores condições de trabalho e valorização salarial em Limeira

- Publicidade -

Em uma negociação definitiva, a Prefeitura de Limeira e os sindicatos de trabalhadores da cidade chegaram a um acordo, nesta quarta-feira (27), que põe fim ao movimento grevista que envolvia parte dos servidores municipais. A medida encerra a paralisação iniciada no último dia 19 e os funcionários que aderiram a greve em Limeira retornam ao trabalho nesta quinta-feira (28). Veja mais abaixo quais reajustes foram feitos.

Segundo a Prefeitura, os termos do acordo foram fechados por volta das 13h de hoje e serão apresentados durante audiência agendada pelo TJ (Tribunal de Justiça) para a próxima segunda-feira (1º de abril) para receber homologação também na instância judicial.

- Publicidade -

Por que os servidores públicos de Limeira estavam em greve?

A categoria reivindicava “melhores condições de trabalho, valorização salarial e a correção de defasagens históricas em suas remunerações”. Entre as demandas solicitadas, os funcionários pediam:

  • Reajuste de 12% no piso salarial;
  • Reajuste de meio salário no vale-alimentação;
  • Extensão da cobertura do vale-alimentação;
  • Adicional de periculosidade para auxiliares gerais e merendeiras;
  • Apoio aos servidores afetados por processos judiciais.

Quais reajustes foram aceitos no acordo com a Prefeitura?

De acordo com a Prefeitura de Limeira, o acordo do prefeito Mario Botion com as entidades sindicais Sindsel (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira), Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e Sindeguarda (Sindicato do Guardas Civis Municipais de Limeira e Região) estabeleceu:

  • 6,5% de reajuste salarial;
  • Extensão no vale alimentação para quem recebe até três pisos salariais no valor de R$ 200,00, a partir de 2025;
  • Aumento real no vale alimentação para esse ano, no valor de R$ 640,00;
  • Para os auxiliares gerais e merendeiras haverá a implementação da penosidade, que terá um impacto de 10% nos salários. A medida contempla 1.066 funcionários dessas duas categorias e o percentual será incorporado ao reajuste de 6,5% concedido aos servidores municipais.

A Prefeitura informou que também está acertando um acordo para não descontar dias faltosos de grevistas. Nesse sentido, cada secretaria definirá a reposição das horas.

*Texto sob supervisão de Luciana Félix

LEIA MAIS NO ACIDADE ON CAMPINAS

- Publicidade -

Festa do Boi Falô será nesta sexta-feira em Barão Geraldo

Até quando vai o frio na região? Veja como ficam as temperaturas até o feriado de Páscoa

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -