- Publicidade -
CotidianoÚltimo dia: até que horas posso tirar ou regularizar o título de eleitor?

Último dia: até que horas posso tirar ou regularizar o título de eleitor?

Prazo para regularizar documento para as eleições 2024 termina hoje (8); Piracicaba tem 313.357 eleitores aptos a votar

- Publicidade -

Eleitores têm até esta quarta-feira (8) para regularizar o título de eleitor, documento fundamental para a participação nas eleições municipais de 2024. O procedimento é necessário para aqueles que desejam emitir o documento pela primeira vez, atualizar dados cadastrais, solicitar transferência de domicílio eleitoral ou tiveram o título cancelado.  

Além disso, os que desejam incluir o nome social no cadastro também devem solicitar atendimento nesta quarta. 

- Publicidade -

No estado de São Paulo, incluindo a região de Piracicaba, os cartórios e postos da Justiça Eleitoral funcionam até as 17h. Porém, alguns serviços relacionados ao título de eleitor podem ser feitos on-line (saiba mais abaixo). 

Em Piracicaba, os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) referentes ao mês de abril deste ano mostram que, dos 423.323 habitantes, 313.357 estão aptos a votar. 

Como saber se eu preciso regularizar meu título de eleitor? 

Quem estiver com o título cancelado tem até hoje para resolver a pendência e poder votar nas eleições de 2024. O cancelamento acontece com pessoas que faltaram em três eleições consecutivas sem justificar ou não pagaram as multas.  

Para saber como está sua situação eleitoral, basta clicar aqui e informar nome ou número do cartão eleitoral ou CPF.  

Serviços disponíveis on-line 

A regularização do título de eleitor pode ser feita pela internet, no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), desde que o eleitor já possua a biometria cadastrada. Se não for o caso, é necessário comparecer presencialmente a um cartório eleitoral. O mesmo vale para quem quiser fazer transferência de domicílio.  

- Publicidade -

A ida ao cartório também é necessária para quem for emitir o primeiro título e registrar os dados biométricos. A emissão pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, com a apresentação de um documento com foto oficial, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o comprovante de quitação militar, se o alistamento for obrigatório. 

A participação nas eleições é facultativa para pessoas que têm entre 16 e 17 anos, ou mais de 70 anos, e também para pessoas analfabetas. A partir dos 18 anos, o voto é obrigatório

Para tirar outras dúvidas sobre o título de eleitor, clique aqui.

O que acontece se eu não regularizar minha situação? 

Passada esta quarta-feira, aqueles que estiverem com a situação eleitoral irregular não vão poder votar nas eleições que vão definir os novos prefeitos e vereadores das cidades brasileiras nos dias 6 e 27 de outubro, primeiro e segundo turnos, respectivamente. 

Além disso, os eleitores com título irregular não poderão emitir passaporte ou carteiras de identidade. A restrição não vale para o brasileiro que reside no exterior e deseja um novo documento para retornar ao Brasil. 

A irregularidade do documento também impede eleitores de se inscrever em concursos e tomar posse em funções públicas. Além disso, a renovação de matrícula em instituições públicas de ensino é proibida. 

Outras restrições previstas pelo Código Eleitoral são a proibição de obtenção de empréstimos em autarquias mantidas pelo governo e a impossibilidade de realizar qualquer ato onde é exigido o certificado de quitação do serviço militar ou a declaração de imposto de renda. 

*Com informações da Agência Estado 

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Região de Piracicaba recebe doações para ajudar vítimas das chuvas no Sul

Limeira faz campanha pelas vítimas do Rio Grande do Sul

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -