- Publicidade -
CotidianoObras de desassoreamento do Rio Piracicaba são iniciadas

Obras de desassoreamento do Rio Piracicaba são iniciadas

Objetivo é melhorar a fluidez do rio e evitar alagamentos em épocas de chuva

- Publicidade -

Os primeiros serviços de desassoreamento do Rio Piracicaba foram iniciados nesta semana. De acordo com a Administração, o objetivo é melhorar a fluidez do rio e evitar alagamentos em épocas de chuva.

As obras para retirada de terra, pedras, troncos de árvores, lixo e outros resíduos do Rio Piracicaba serão realizadas entre a Ponte do Mirante, onde ocorre o deságue do Córrego Itapeva, e o Ribeirão do Enxofre, na Avenida Jaime Pereira.

- Publicidade -

Nesta segunda-feira, foi feita a retirada de leucenas na Avenida Beira Rio, próximo à Ponte do Mirante. A leucena é um tipo de arbusto exótico, considerado uma praga pelo seu alto potencial de reprodução e crescimento rápido, que inibe o desenvolvimento das nativas do Brasil, causando um impacto negativo à biodiversidade.

O plano de manejo arbóreo prevê o plantio de espécies nativas no lugar das leucenas. Entre as espécies, serão plantadas guapuruvu, farinha-seca, pau-formiga, tamboril e ingá, espécies que criam condições de reprodução e fornecem alimento à fauna.

Quais outros serviços serão feitos?

Ao todo, o projeto determina:

  • remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos
  • desobstrução, proteção e direcionamento das descargas do córrego Itapeva e do ribeirão do Enxofre no rio Piracicaba
  • desobstrução e remoção das ilhas criadas por sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m à jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba
  • remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acúmulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio
  • remoção e trituração das leucenas nas margens do rio
  • replantio de espécies nativas nas áreas de retirada das leucenas, e relocação de pedras no leito do rio Piracicaba em pontos previamente definidos, impedindo a nova formação de acúmulo de material.

Ainda segundo o projeto, para evitar a formação de processos erosivos, deverá ser construído sistema de contenção por gabiões (estrutura drenante e de grande durabilidade e resistência).

O valor de investimento da obra é de R$ 14.948.574,70, que serão custeados via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

- Publicidade -

Por que o desassoreamento do Rio Piracicaba é importante?

Em outubro do ano passado, o nível do Rio Piracicaba atingiu 4,43 metros de profundidade e entrou em estado de emergência após as fortes chuvas que atingiram a cidade na época. O manancial extravasa se alcançar os 4,70 metros.

Com 232,9 milímetros de precipitação acumulados, o mês de outubro de 2023 foi o quarto mais chuvoso na história da cidade desde 1917, segundo a Esalq (Escola de Agricultura “Luiz de Queiroz”) da USP (Universidade de São Paulo), em Piracicaba.

Com a limpeza, desobstrução e correção de saída de córregos, o plano é evitar possíveis alagamentos em situações de alto volume de chuva.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS

Vídeo grava ladrões roubando carro de mulher no Jardim Garcia

Dia de São Jorge terá festa gratuita em Campinas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -