- Publicidade -
CotidianoPiracicaba confirma quatro casos de raiva em morcegos

Piracicaba confirma quatro casos de raiva em morcegos

De acordo com a Prefeitura, durante o ano inteiro de 2023 foram cinco casos de morcegos infectados, e de 2022 também cinco

- Publicidade -

Piracicaba já confirmou quatro casos de raiva em morcegos só nos primeiros quatro meses deste ano, acendendo o alerta do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da cidade.

- Publicidade -

De acordo com a Prefeitura, durante o ano inteiro de 2023 foram cinco casos, e de 2022 também cinco. Por isso, segundo o órgão, é ainda mais importante estar com a vacinação de cães e gatos domésticos em dia – porque ela é a única forma de prevenção. A doença não tem cura.

Em humanos, não há registro de casos na cidade há mais de duas décadas. Já o último morcego encontrado morto foi na última sexta-feira (5), em uma calçada da Rua Ubatuba, no bairro Jaraguá. O teste dele deu positivo para raiva, mas não há informação se houve contato contato humano com o animal.

Até sexta-feira, o CCZ também já havia recolhido 102 morcegos caídos em casas – um indicativo de que o animal está doente.

- Publicidade -

Quando estão caídos no chão, podem estar doentes, já que não têm o hábito de ficar no solo, e assim, nessas condições, podem contaminar, acidentalmente, tanto animais domésticos (cães e gatos) como o homem, pois estão expostos a qualquer tipo de contato”, alerta a bióloga do CCZ, Regina Lex Engel.

Este ano

No dia 22 de março, outros três morcegos também testaram positivo pelo laboratório do CCZ. O primeiro caso deste ano foi de um animal encontrado na região central. Já o segundo, no Bairro Dois Córregos, e o terceiro no Bairro Jupiá.

Características dos morcegos

São muito importantes porque são animais que se alimentam de insetos (têm hábito insetívoro), e, inclusive, comem o mosquito da dengue, podendo coletar até 500 por hora.

Vacinação contra raiva

A vacinação antirrábica para cães e gatos fica disponível o ano todo em Piracicaba em um posto permanente na sede do CCZ (Rua dos Mandis, s/n°, bairro Jupiá).

O que fazer se encontrar um morcego caído?

Caso um morcego seja encontrado caído, vivo ou morto, é preciso entrar em contato com o CCZ. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h. O telefone é 3427-2400.

Raiva

É uma doença grave e fatal causada pelo vírus Lyssavirus, que acomete o sistema nervoso central do infectado, gerando uma encefalite (inflamação no cérebro).

Pode ser transmitida para os humanos por meio da saliva de animais infectados, sobretudo em mordidas, mas pode ocorrer também com arranhões e lambidas.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS

Emdec abre concurso com salários que chegam a R$ 10 mil

Titãs traz turnê para shopping de Campinas; veja como comprar ingressos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -