A pista auxiliar do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, em Piracicaba, está passando por reforma. Após as obras ela passará de 800 para 1.200 metros lineares. A ação é a terceira etapa de melhorias exigidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Nesta terceira parte, os serviços começaram com a terraplanagem; depois, a pista receberá uma camada impermeabilizante e, por fim, o asfalto.
O aeroporto está atualmente sob responsabilidade da Prefeitura, que está investindo R$ 4.254.976,53 nos trabalhos. A ampliação da pista auxiliar, também chamada de taxiway, é feita por meio da Semdettur (secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). A previsão é de a obra seja concluída no prazo de 45 a 60 dias.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a “obra ocorre na pista auxiliar, fora da faixa de segurança da pista principal de pouso e decolagem do aeroporto, não interferindo no tráfego aéreo de rotina. Portanto, não há necessidade de interdição do aeroporto durante as obras“.
A Administração informa ainda que “a taxiway permite a manobra dos aviões e o deslocamento entre a pista principal e hangares. Com a ampliação, as duas “cabeceiras” da pista principal – de chegada e partida das aeronaves – serão interligadas, permitindo o fluxo das aeronaves pela pista auxiliar sem interferir nas operações de pouso e decolagem do aeroporto“.
Pista principal do aeroporto
Em fevereiro, a Administração municipal concluiu o recapeamento do asfalto da pista principal de pousos e decolagens do aeroporto. Essa etapa removeu o pavimento antigo, preparou o solo e, na sequência, aplicou uma nova massa asfáltica. Também foi refeita toda a sinalização da pista. Ao todo, são 36 mil metros quadrados de asfalto.
Já em uma etapa anterior, as balizas foram revitalizadas, a engrenagem do biruta foi trocada e feita a manutenção do farol rotativo. Além disso. foi feita também a manutenção do transformador que gera toda a energia necessária para uso dessas ferramentas.
O secretário da Semozel (Obras e Zeladoria), Marcio Marino, citou o principal benefício a respeito da obra. “É importante ressaltar que as obras no aeroporto são, principalmente, uma garantia de mais segurança aos usuários. O recape eliminou buracos e ondulações na pista, que foram se formando ao longo dos anos”, afirmou.
O Aeroporto Municipal Pedro Morganti foi inaugurado em 18 de abril de 1942. Entre 2021 e 2023, registrou um total de 15.297 pousos e decolagens. Apenas no ano de 2023, foram 4.677 (média de quase 13 voos por dia).
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Software criado na Unicamp ajuda a identificar pessoas pelos dentes; entenda como funciona
Festa das Nações terá música e gastronomia de 17 países em Piracicaba; veja a programação